Jornal In Foco Publicidade 1200x90
19/01/2018 às 15h08min - Atualizada em 19/01/2018 às 15h08min

Caminhos da gestão: palestra de Sidney Rosa é sucesso de público em Canaã

Evento aconteceu na Câmara Municipal. Deputado falou sobre as experiências positivas que promoveu quando foi prefeito em Paragominas

Atila Penha - Jornal In Foco
Em tempos de crise, desemprego e aumento dos problemas sociais em Canaã, a palestra do deputado e ex-prefeito de Paragominas, Sidney Rosa, caiu como uma luva para a população local. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (18) na Câmara Municipal de Canaã e foi aberto ao público em geral. A plenária ficou completamente lotada e muita gente precisou acompanhar em pé os 40 minutos de explanação do político. Vários empresários locais e autoridades municipais estiveram presentes para ouvir o gestor falar.
 
À tarde, Sidney esteve presente na sede da Associação Comercial de Canaã (ACCIACA). Por lá, recebeu alguns veículos de imprensa da cidade. Logo depois, o político fez parte da comitiva que visitou as instalações do frigorífico de Canaã.
 
O vereador e atual presidente da ACCIACA, Anderson Mendes, fez a abertura da palestra: “É muito importante que alguns vereadores e secretários estejam aqui para que possamos aprender um pouco com o deputado. Canaã dos Carajás teve nos últimos quatro anos a implantação do maior projeto mineral do mundo, o comerciante ganhou dinheiro e as pessoas estavam empregadas. Quando a implantação acabou, nós sofremos com o desemprego, as vendas caíram bastante e a cidade teve vários problemas sociais. A independência da mineração é um grande sonho. Precisamos criar alternativas. Não me conformo em ver lojas fechando em uma cidade tão rica!”


 
Já em sua fala, Sidney falou sobre as experiências que teve a frente do poder executivo de Paragominas. De acordo com ele, nos dois mandatos que teve, entre 1997 e 2004, a agricultura foi fortalecida e a cidade se tornou referência em todo o estado: “Nós trabalhamos bastante. Hoje temos uma das maiores plantações de soja do Pará. O choque de gestão dado em 97 é sucesso até hoje por lá. Depois que saí, consegui eleger o meu vice. Ele ficou por mais oito anos e elegeu o vice dele. Já são 21 anos de um projeto eficiente de governo. E são 21 anos sem nenhuma denúncias.”
 
O ex-prefeito também falou sobre o polo universitário da cidade: “Antigamente, nossos jovens eram obrigados a ir para outros municípios estudar. Agora não! Eles estudam lá mesmo e Paragominas recebe gente do Pará inteiro nas universidades; o que acaba gerando renda para a cidade. Isso é gestão. Nós diversificamos a economia, um município não pode ficar refém de uma atividade apenas. Qualquer cidade que vive apenas de prefeitura, bolsa-família e pensão de aposentados é multiplicação de pobreza.”


 
O deputado, que é também pré-candidato ao governo do estado, falou sobre o Pará: “Vejo que nosso estado é uma Ferrari sem pneus e sem o condutor ideal. Um piloto de fusca não pode dirigir uma Ferrari. Quando se coloca bons pneus e o piloto correto, esse carro vai de 0 a 100 em poucos segundos. Nosso desenvolvimento acontecerá, somos muito ricos.”
 
Ao final da palestra, o político exibiu um vídeo sobre as transformações que Paragominas, antes conhecida como ‘Paragobala’, teve ao longo dos anos: “Espero que Canaã um dia possa ser como essa ‘Paragobela’ do vídeo. Isso não acontece do dia para a noite, mas é preciso trabalho e uma nova forma de se pensar a gestão.”
 
Sidney está em turnê pelo sudeste do Pará. Entre as cidades visitadas, Xinguara, Redenção, Marabá e outras. O deputado deve encerrar as visitas no próximo domingo (21) na cidade de Santana do Araguaia. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90