Jornal In Foco Publicidade 1200x90
17/01/2018 às 11h15min - Atualizada em 17/01/2018 às 11h15min

Gestante vegana: como repor os nutrientes fundamentais para sua saúde e a do bebê

Fonte: extra.globo.com/noticias/saude

Optar por ser tornar vegano e abrir mão de todos os alimentos de origem animal é um grande desafio, que cada vez mais brasileiros têm se colocado à disposição para enfrentar. Mas é importante que, ao deixar de consumir carnes, ovos e leite, por exemplo, a pessoa procure por fontes naturais dos principais nutrientes fornecidos por esses alimentos, para que a mudança em prol dos animais não seja prejudicial para própria a saúde. As mulheres grávidas podem seguir a dieta, mas devem redobrar a atenção.

— A gente sempre se preocupa com a deficiência em vitamina B12 (existente nos alimentos de origem animal), mas se a gestante seguir direitinho a dieta, não afeta em nada a gravidez nem o bebê — afirma Mariana Conforto, ginecologista e obstetra da Perinatal.

 

Além da vitamina B12, as grávidas veganas devem prestar atenção em seus níveis de zinco, ácido fólico, ferro, cálcio e vitamina D (veja quais alimentos consumir) para ter uma gestação saudável.

— Sabemos que uma boa alimentação durante a gravidez é indispensável. Com a supressão da gordura animal, temos que tomar cuidado com a substituição correta do que foi retirado. Com orientação profissional conseguimos garantir de forma saudável, durante a gestação vegana, que o bebê receba nutrientes necessários — explica Renata Vilardi, nutricionista da Clínica Revigore.

O zinco, por exemplo, é necessário para o crescimento e reparo celular, assim como produção de energia. Já o cálcio é fundamental para o desenvolvimento do esqueleto do bebê, que está em formação. Se os níveis desse nutrientes estiverem baixos, o feto passa a roubá-lo da mãe.

— Não ingerir leite não traz nenhum problema, desde que a mulher tenha acesso ao cálcio de outras formas, como caprichar nas folhas verde-escuros — aconselha Mariana.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90