Jornal In Foco Publicidade 1200x90
24/05/2022 às 10h53min - Atualizada em 24/05/2022 às 10h53min

Em São Carlos-SP, prefeita visita universidades e discute projeto de cidade inteligente

- Jornal In Foco

Consolidar as tratativas do projeto de tornar Canaã dos Carajás uma das primeiras cidades inteligentes do país. Esse é um dos objetivos da visita que a prefeita do município, Josemira Gadelha, faz à cidade de São Carlos, no interior de São Paulo.

Nesta segunda-feira, (23) a prefeita participou de reunião na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMMACTI) para dialogar sobre as incubadoras de negócios e start-ups do município. Estiveram presentes o secretário da pasta, José Galizia Tundisi, o coordenador do projeto Smart City na UFPA, Carlos Renato Francês, e o coordenador do Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial Recriando Ambientes (CPA IARA), da Universidade de São Paulo (USP), André Carvalho.

Acompanharam a prefeita o secretário municipal de Governo, Roberto Andrade, o coordenador de Ciência e Tecnologia, Jorge Tomasi, e o assessor de Comunicação, Jefferson Almeida.

São Carlos hoje é referência em desenvolvimento de tecnologias e se destaca por ser um município com um número de doutores bem acima da média nacional (Um doutor para cada 100 habitantes), além de contar com cerca de 300 startups.

Durante a reunião, ficou definido que os dois municípios devem assinar um convênio de cooperação técnica e troca de informações. O secretário de Ciência e Tecnologia de São Carlos apontou que “o melhor caminho para o município se tornar uma cidade tecnológica é através de parcerias entre poder público e as instituições de ensino superior”.

Já a prefeita Josemira Gadelha destacou as ações que já vem sendo tomadas para tornar a universidade cada mais presente no município. “Com isso, Canaã está caminhando para ser referência na área de educação e tecnologia na região”, disse.

Durante o dia, a prefeita visitou ainda a USP São Carlos, para conhecer de perto o projeto IARA, e algumas empresas da região da área de tecnologia, que trocam conhecimento com a universidade e a sociedade, como o Grupo Splice, que aplica tecnologia na mobilidade urbana, a gigante de tecnologia sueca Ericsson, além da multinacional do setor automotivo Stellantis, responsável pela Fiat, Chrysler, Jeep, Peugeot e Citroën.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90