Jornal In Foco Publicidade 1200x90
01/05/2022 às 11h02min - Atualizada em 01/05/2022 às 11h02min

Série "Dr. Responde" aborda terapias alternativas

Projeto apresenta os produtos naturais da amazônia que são usados nos tratamentos de saúde

dol

Um dos projetos de maior sucesso do DIÁRIO DO PARÁ estará de volta a partir desta semana. O “Dr. Responde”, trará mais cinco fascículos com reportagens especiais sobre saúde e bem-estar. Nesta edição serão abordadas as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), conhecidas popularmente como terapias alternativas e que vêm sendo adotadas para auxiliar no tratamento médico de várias doenças – inclusive ajudar a prevenir algumas delas.

“As terapias alternativas são uma realidade. No Pará têm ganhado novos adeptos e apresentado ótimos resultados. Eu não diria que existe um preconceito com esses tratamentos complementares, mas sim um desconhecimento sobre a eficácia. O que o ‘Dr. Responde’ irá fazer é esclarecer as pessoas sobre estes recursos e apresentar alguns deles, além de explicar onde podem procurar, indicar quais são os profissionais gabaritados para fazê-los e em quais situações são melhor recomendados”, antecipa Luiz Octávio Lucas, editor responsável pelo projeto.

Em média, serão cinco temas em cada fascículo. Os cadernos terão 24 páginas e os assuntos serão abordados de forma didática para que todos possam compreender o conteúdo apresentado. “Nós já trabalhamos temáticas relacionadas à alimentação, doenças crônicas, covid-19 e até sobre as atividades físicas como forma de trabalhar a saúde do corpo e da mente. É a primeira vez que as Práticas Integrativas e Complementares serão pautas do projeto Dr. Responde”, ressalta Lucas.

PROCEDIMENTOS

O Ministério da Saúde reconhece 29 procedimentos considerados como terapias alternativas ou que complementam o tratamento convencional. Inclusive, alguns destes procedimentos são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre algumas destas práticas temos a acupuntura, aromaterapia, homeopatia, terapia de florais, ozonioterapia, yoga e a massoterapia.

É importante ressaltar ainda que as PICS não substituem o tratamento tradicional, mas auxiliam consideravelmente no bem-estar dos pacientes e podem até amenizar efeitos colaterais resultantes de algumas terapias, como quimioterapia, por exemplo. “Pacientes que fazem tratamento contra o câncer relataram isso, que estas práticas integrativas ajudaram a diminuir os enjoos e mal-estar que a quimio provocava”, diz a repórter Cintia Magno, que assina as reportagens do Dr. Responde 2022.

Para ela, atuar no projeto tem sido uma grande oportunidade de conhecer trabalhos para a saúde do corpo e da mente. “São várias e práticas e cada uma delas chama a atenção pelo fato de ajudar a compreender melhor o ser humano e como o corpo funciona”, comenta.

Chamou a atenção de Cíntia a arte terapia e a reflexologia, esta última focada em estímulos de áreas reflexas para auxiliar na eliminação de toxinas, sedação da dor e no relaxamento. “Os nossos pés têm 72 mil terminações nervosas que se estimuladas podem resultar no bem-estar. Trabalha também o emocional”, frisa a repórter. “Cada prática integrativa está relacionada ao objetivo que a pessoa procura”, completa.

No primeiro fascículo, que será publicado na quinta-feira que vem, 5 de maio, o Dr. Responde também vai trazer como pauta os saberes que vêm da floresta. As espécies medicinais, como andiroba, que permite terapias e tratamentos que vem sendo usado há gerações na região e que são uma alternativa de baixo custo e alta eficácia. Com 40 mil espécies vegetais catalogadas, a Amazônia tem ainda muitas plantas, raízes, sementes e flores perfumadas que são trabalhadas na aromaterapia.

Os cadernos serão encartados gratuitamente sempre às quintas-feiras pelas próximas cinco semanas, com o patrocínio do HSM, Hapvida e Pró-Saúde.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90