Jornal In Foco Publicidade 1200x90
29/04/2022 às 10h08min - Atualizada em 29/04/2022 às 10h08min

Rio Tapajós atinge maior nível e Santarém decreta emergência

Município do oeste do Pará decretou estado de emergência nesta quinta-feira (28) após registrar maior nível do rio Tapajós em 13 anos.

dol

Nesta semana foram registradas as maiores cheias da história de Santarém, no oeste do Pará. De acordo com o último boletim diário da Defesa Civil do município, o nível do rio Tapajós atingiu a marca de 7,98 metros, sendo que a cota de alerta é 7,10m. Em 2009, o rio alcançou a marca de 7,88m.

Cheia em Santarém é considerada a maior da história

Vídeo: barracas de Alter do Chão ficam submersas com cheia

Na última quarta-feira (27), o prefeito do município, Nélio Aguiar, decretou estado de emergência. A decisão foi publicada a partir de um relatório técnico produzido pela Defesa Civil, o qual argumenta que os índices, tanto do rio quanto das chuvas, provocaram cheias históricas e impactaram, especialmente, as áreas mais baixas nas zonas urbanas e rurais.

Com o decreto, o prefeito espera receber apoio estadual e federal para executar as políticas de enfrentamento das inundações em Santarém.

"Para que possamos enfrentar esse momento de dificuldade, danos materiais e outros grandes prejuízos e transtornos", destacou Nélio Aguiar.

Para garantir a mobilidade da população em alguns trechos do Centro Comercial, afetados pelas cheias, a Prefeitura de Santarém iniciou no sábado (24) a instalação de pontes e passarelas de madeira em alguns trechos, que foram invadidos pelas águas do rio Tapajós.   

Passarelas foram construídas para tráfego de pedestres

Passarelas foram construídas para tráfego de pedestres

 Passarelas foram construídas para tráfego de pedestres | Divulgação/Prefeitura de Santarém
  

 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Santarém, Darlisson Maia, o órgão tem acompanhado a situação de áreas de várzea e ribeirinhas, além da avenida Tapajós, que registrou alagamentos em ruas e comércios locais.

 "Foram instaladas bombas de drenagem da água na avenida Tapajós e construídas passarelas para circulação de pessoas. Fizemos um levantamento que indica que 3624 famílias foram atingidas pela inundação do rio Tapajós e Amazonas", afirma Maia.

Bombas de drenagem retiram água das ruas de Santarém

Bombas de drenagem retiram água das ruas de Santarém

 Bombas de drenagem retiram água das ruas de Santarém | Divulgação/Prefeitura de Santarém

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90