Jornal In Foco Publicidade 1200x90
23/04/2022 às 12h26min - Atualizada em 23/04/2022 às 12h26min

Dia do Escoteiro é marcado por brincadeiras e doações

Escoteiros celebram seu dia com gincanas em algumas cidades do Pará, com atividades que vão desde a doação de roupas e alimentos, ações ambientais com plantio de mudas e limpeza, entre outros

dol

Formar gerações de jovens com o perfil de liderança, engajados em ajudar a transformar a realidade de comunidades locais e, com isso, construir um mundo melhor. Foi com esse objetivo que o Movimento Escoteiro foi criado há mais de 100 anos e está presente em 216 países e territórios, com um total de 57 milhões de associados. No Pará, o movimento foi fundado em 20 de junho de 1919, pelo então Almirante Benjamin Sodré, e, atualmente, existem cerca de 1.800 associados em 20 municípios paraenses, com seis distritos administrativos e 50 Unidades Escoteiras Locais.

Neste dia 23 será celebrado o Dia do Escoteiro, cuja programação comemorativa já iniciou. No período da pandemia, as atividades ficaram suspensas e agora estão sendo retomadas com a Semana Regional Escoteira 2022, que começou no último dia 18 e vai até o próximo domingo (24). Na prática, os grupos de escoteiros de todo o estado estão participando de uma gincana, que envolve diversas atividades, conforme explicou Hilton Kayan, presidente da União dos Escoteiros do Brasil - Regional Pará.

Ampliação do público-alvo lota postos de vacinação em Belém

“Está acontecendo em todo o Pará, em cidades como Oriximiná, Bragança, Marabá, Santarém, Belém. Os grupos têm pontuações específicas para atingir e quem conseguir ganha prêmios. Dentre as atividades temos doação de roupas e alimentos, passeios ciclísticos, postar fotos e vídeos em redes sociais fazendo as atividades, ir para a escola ou trabalho com o lenço de escoteiro, doação de sangue, ações ambientais com plantio de mudas e de limpeza, além da promoção de debates nas comunidades sobre economia, desperdício de energia e água”, pontuou Hilton.

PARTICIPAÇÃO

A ideia do evento, que este ano tem como tema: De Volta para a Natureza, é mostrar as ações do movimento para a sociedade e convidar jovens e crianças para fazer parte dessa iniciativa. “Nos últimos anos, os escoteiros passaram a se reunir muito mais em ambientes fechados e o objetivo desses eventos é trazer os escoteiros de volta para as ruas e, além de nos verem, dar a oportunidade para que as pessoas possam trazer os seus filhos para participar do movimento e se matricularem no gru po mais próximo”, ratificou.

Show gratuito encerra festividade de São Jorge

A partir de 6 anos e meio, a criança já pode ser inscrita num grupo de escoteiros. “Entre acampamentos e aventuras ao ar livre, a criança aprende brincando. O objetivo é tornar o jovem útil para a sua comunidade, para fazer a diferença no ambiente em que ele vive. As atividades do programa educativo envolvem seis áreas do desenvolvimento: físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter, com base nas características individuais de cada fase”, destacou.

SAIBA MAIS

No Pará, o Movimento Escoteiro possui atualmente em torno de 1.800 associados em 20 municípios paraenses, com seis distritos administrativos e 50 Unidades Escoteiras Locais.

Crianças e jovens, acompanhados por instrutores voluntários adultos, participam de atividades como aulas de inglês, informática, reforço escolar, acampamentos, entre outras atividades educativas.

Os escoteiros brincam, fazem amigos e aprendem conceitos importantes de respeito ao próximo e de trabalho em equipe.

Para se inscrever e encontrar o grupo escoteiro mais próximo, acesse o site escoteiros.org.br e informe seu estado, cidade e bairro. Podem se inscrever crianças a partir de 6 anos e meio até jovens de 21 anos.

As atividades costumam ocorrer aos sábados. Os grupos no Pará cobram, em média, uma taxa mensal de R$ 10,00 (os grupos não têm fins lucrativos. Os valores arrecadados são usados para ajudar na manutenção da sede). Vale lembrar que muitos locais oferecem bolsa para aqueles que não têm condições de pagar a mensalidade.

Para mais informações acesse os perfis nas redes sociais, sendo a página no Facebook “Escoteiros do Pará” e no Instagram @escoteiros_dopara.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90