Jornal In Foco Publicidade 1200x90
13/04/2022 às 11h25min - Atualizada em 13/04/2022 às 11h25min

Canaã dos Carajás é a cidade que mais gera empregos no Brasil

- Jornal In Foco

A terça-feira, 12 de abril, foi uma data histórica para Canaã dos Carajás. A Terra Prometida se tornou destaque em toda a imprensa nacional pela geração de empregos. O município lidera o ranking brasileiro de municípios que mais geraram emprego nos últimos 20 meses. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Caged), que levou em conta os resultados dos 5.570 municípios brasileiros. O mapeamento foi feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Entre os jornais brasileiros que citaram Canaã, O Globo, Valor Econômico e Diário do Pará.

Os bons resultados apresentados por Canaã são impulsionados, evidentemente, pela mineração. O minério de ferro saltou 32,57% nas bolsas de valores em 2022, tudo graças a um novo superciclo de commodities e estímulos do governo chinês. Canaã é um dos municípios brasileiros que mais exporta matéria-prima, o que torna a economia local mais robusta e destaca a Terra Prometida como a maior geradora de empregos brasileira.

Mas não é só o mineração que contribui para tantos empregos formais gerados no município. Nos últimos anos, o governo municipal tem feito investimentos importantes nas mais diversas áreas. São recursos públicos, próprios de Canaã, revertidos em prol da geração de renda e de qualidade de vida para os cidadãos.

Canaã criou um Fundo Municipal para o desenvolvimento sustentável do município. A proposta, que é inovadora no Brasil, reverte 5% da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) para financiar o empreendedorismo no município. A ideia é que quem deseja empreender tenha acesso a valores financiados com juros muito mais baixos do que bancos. Assim, o empresário consegue investir em seu negócio, crescer, gerar emprego e pagar por isso da melhor forma possível - sem apertos.

Outro fator que também impulsiona a geração de empregos é que Canaã é, há pelos menos nove anos, um verdadeiro canteiro de obras. Neste período, o município investiu quase R$ 1 bilhão em infraestrutura, o que garante emprego e qualidade de vida aos cidadãos. Cerca de 500 quilômetros de asfalto, com sistemas de água e esgoto foram construídos em Canaã, isso sem falar em meio fio, que sempre é construído junto com o asfalto, calçadas padronizadas e iluminação pública - que agora é toda em led no município. Além disto, Canaã também construiu escolas, praças, pontes e muito mais.

Vale destacar ainda a criação de um Distrito Empresarial, que já instala cerca de 20 empresas, que contam com estrutura de asfalto, água, esgoto e espaço para expansão perto do município. Também foi criado um Polo Educacional, que já começa a abrigar instituições de ensino superior. Ou seja, para além da mineração, Canaã está se preparando para exportar muito mais do que matéria-prima.

Também visando qualidade de vida, o governo municipal criou o Cartão Reforma e Construção, que é um dos maiores programas de transferência de renda no Brasil. Pessoas em situação de vulnerabilidade social que deseja construir ou mesmo reformar têm acesso a recursos para suas obras. O programa já liberou pelo menos R$ 15 milhões, que irrigam o comércio local e fortalecem a mão de obra de pessoas do município.

É importante destacar também que a gestão municipal tem como meta a diversificação econômica do município. Para tanto, o investimento em frentes como agricultura, pecuária, turismo e busca por investimentos em outras áreas é feito. Outra frente importante de trabalho é a construção da Transcarajás, que tornará Canaã um corredor na região sudeste do Pará, aproximando o município do Tocantins e do resto do Brasil.

Por tudo isso, Canaã está se tornando o que sempre esteve destinada a ser: uma Terra Prometida, uma cidade de oportunidades, um lugar de crescimento. A principal meta do governo municipal é que o município seja, até 2035, um dos melhores municípios para se viver no Brasil. O objetivo é compatível com um município que está destinado a alçar voos cada vez mais altos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90