Jornal In Foco Publicidade 1200x90
04/01/2018 às 11h10min - Atualizada em 04/01/2018 às 11h10min

Anvisa proíbe 3 tipos de queijo por conterem bactéria danosa ao sistema nervoso

Site VIX.

Três lotes de queijo da marca Friolack foram proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, por apresentarem contaminação com bactéria que pode causar intoxicação alimentar.

Os produtos devem ser retirados das prateleiras dos supermercados pela empresa Laticínios Fariolack já que, se consumidos, podem ser um risco à saúde.

A Agência informou que três lotes de queijos diferentes foram interditados por apresentarem a bactéria Listeria monocytogenes, que provoca uma doença chamada listeriose e pode gerar infecções no sistema nervoso central, entre outras complicações.

São eles:

Lote 290 do Queijo Prato Lanche (fatiado e interfolhado). Fabricação em 11/11/2017 e validade em 9/2/2018

Lote 303 do Queijo Mussarela Fatiado . Fabricação em 30/10/2017 e validade em 28/1/2018

Lote 312 do Queijo Coalho. Fabricação em 6/11/2017 e validade em 4/2/2018

Recolhimento dos produtos

De acordo com a Anvisa, a Friolack já havia anunciado que iria recolher os lotes irregulares antes mesmo da publicação da decisão, em 26 de dezembro de 2017.
Mas, "de qualquer forma, a empresa precisa remover o estoque existente no mercado", ponderou a Agência.

Caso você tenha algum desses produtos em casa, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da marca pelo (54) 4052-9228.

O que diz a marca?

Em nota, a Friolack informou que não há reclamações sobre os produtos citados no SAC da empresa ou em outro órgão de reclamação e que, ao saber do resultado da Anvisa, fez um teste de análise microbiológica em laboratório próprio nos tipos de queijo citados.

"O laudo realizado por instituto com referência nacional não apresentou nenhuma irregularidade", disse a nota.

Também disse que o recolhimento voluntário dos produtos já foi feito e que a decisão da Anvisa se trata de "um equívoco que será esclarecido",


Leia o posicionamento completo:
 

"A empresa LATICÍNIO FRIOLACK LTDA. vem respeitosamente em resposta à matéria vinculada na mídia eletrônica do Site da Anvisa (Resolução – RE n° 3.414, de 26 de dezembro de 2017) se manifestar sobre os resultados do produto queijo de três lotes específicos.

Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que, preocupados com a qualidade e a segurança dos produtos que oferecemos, exercemos um rigoroso controle em todas as etapas do processo de fabricação dos produtos, desde a matéria-prima, seleção dos ingredientes até a fase final de embalagem, distribuição e chegada ao consumidor final.

Possuímos corpo técnico qualificado e apto para desempenhar referido controle.

A qualidade e a uniformidade de nossos produtos seguem severamente os requisitos regulamentares pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e em conformidade com a legislação vigente.

Informamos que não há registros no SAC ou em qualquer outro órgão com reclamações dos produtos queijo prato lanche fatiado e interfolhado – lote 290, queijo mussarela fatiado – lote 303 e queijo coalho – lote 312.

Para garantir e certificar a qualidade de nosso produto, imediatamente realizamos análises microbiológicas em laboratório próprio, de amostras do schelf life e efetuamos o envio de amostras destes lotes para laboratório credenciado junto ao MAPA (Laboratório Unianálises/Univates) para pesquisa de microrganismo Listéria monocytogenes (No mesmo lote de produtos questionados. O laudo realizado por instituto/laboratório com referência nacional não apresentou nenhuma irregularidade).

Nesse sentido, aproveitamos a oportunidade para reiterar nosso compromisso de qualidade, confiabilidade e certificação dos nossos produtos com o consumidor, e informamos que o consumo do produto não oferece riscos para a saúde.

A Friolack é uma empresa que está há dezoito anos no mercado de produtos laticínios, com inúmeros prêmios conquistados, se preocupa com a qualidade e com controle microbiológico efetivo de todos os produtos e linhas produtivas.

Acreditamos se tratar de um equívoco que será esclarecido.

A empresa está adotando todas as medidas necessárias para a rápida elucidação do fato, diga-se de passagem, eventual e sem precedentes.

Antes mesmo da publicação da Resolução RE nº 3.414 pela Anvisa, já se deram os recolhimentos voluntários dos referidos lotes questionados.

Desde já, nos colocamos à disposição através do SAC (sac@friolack.com.br) ou telefone (54) 4052-9228, cujo contato se encontra na embalagem dos nossos produtos, para quaisquer outros esclarecimentos. Nosso compromisso é manter a qualidade de todos os nossos produtos e, como sempre, honraremos com o que nos comprometemos".

As informações são do site VIX.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90