Jornal In Foco Publicidade 1200x90
31/12/2017 às 11h44min - Atualizada em 31/12/2017 às 11h44min

Retrospectiva 2017 do Jornal In Foco: Crise no governo, protestos, fogo na prefeitura, incendiário preso em flagrante e prisão do delegado. Relembre

No ano em que o Jornal In Foco ganhou formato digital, mais de 500 mil acessos e coberturas jornalísticas marcantes

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita, Átila Penha, Kleysykennyson Carneiro e Reprodução
O Jornal In Foco ganhou no ano de 2017 formato digital. Vindo da mídia impressa para a agilidade da comunicação virtual, o In Foco se destacou durante o ano pela maneira diferenciada de se fazer jornalismo. No “corpo-a-corpo” e de “gravador ligado”, o veículo de comunicação caiu no gosto popular e se tornou uma das principais plataformas informativas de Canaã dos Carajás.
 
Em seu primeiro ano de existência, o site www.jornalinfoco.com.br atingiu bons números: 70 mil acessos mensais e mais de 500 mil visitantes ao longo dos últimos oito meses. Números tão bons colocaram a plataforma entre os 15 sites de notícia mais lidos do estado do Pará.
 
Entre as coberturas mais marcantes, a política canaense retratada da forma que é, sempre de maneira clara e verdadeira. O Jornal In Foco foi o único veículo de comunicação digital que esteve presente em 100% das Sessões Ordinárias durante o ano. Ainda na política, fizemos a cobertura de várias inaugurações promovidas pelo governo municipal, das duas coletivas de imprensa organizadas pela Assessoria de Comunicação da prefeitura e relatamos alguns problemas da administração pública. Algumas reportagens políticas se tornaram polêmicas em Canaã e o debate se estendeu aos cidadãos. A vereadora Vânia Mascarenhas (PDT) foi uma incansável opositora ao governo Jeová Andrade e, durante a sua fala na tribuna, convidou a população a “meter fogo”, de maneira simbólica, na Prefeitura Municipal. A frase-manchete foi digna de uma carta em que a vereadora explicou o sentido figurado da fala.


"Se não me ouvirem vou pra guerra. Vamos meter fogo nessa prefeitura!" avisou Vânia
 
Em ano ruim, o governo local precisou fazer algumas trocas no seu time de secretários. Em maio, André Wilson substituiu Jaqueline Moura na educação municipal. A pasta, criticada até o momento, se tornou unanimidade na cidade. Em agosto, três mudanças de uma só vez: Alciro Moraes substituiu a primeira-dama Waina Andrade nas finanças, Ana Cristina substituiu Alexânia Morais na Assistência Social e Jander Fonteles assumiu a Funcel no lugar de Gilson Mendes. Em outubro, após renúncia de Agnaldo Costa, Wilson Reis se tornou o mandachuva das obras no município.


Professor André Wilson e a nova maneira de se fazer educação em Canaã.


Aplaudida mudança na Assistência Social. Ana Cristina substituiu Alexânia.


Jander substituiu Gilson Mendes e é unanimidade na Funcel


Wilson Reis, o chefão das obras
 

Ainda pela política, em julho, o movimento de oposição Mobiliza Canaã agitou as redes sociais locais mostrando revolta com o governo. O grupo pedia, entre outras coisas, mais transparência nas contas públicas. O movimento de oposição ganhou corpo e foi às ruas em um domingo. O ato, no entanto, foi um completo fracasso de público e a força das redes sociais não conseguiu ser vista na prática. Em entrevista, um dos líderes do ato chegou a afirmar que eles pediriam o impeachment de Jeová Andrade. Tudo, porém, não passou de palavras ao vento: o tempo passou, a poeira baixou e o governo seguiu forte nos meses seguintes.


Mobiliza Canaã: movimento mandou recado ao governo, apesar do evidente fracasso de público
 
Para o desespero do governo Jeová, que após um ano de reeleito ainda parece buscar maneiras de se encontrar, a oposição começa a surgir na Câmara Municipal. O PDT, ainda revoltado pela perda da eleição de 2016, manteve a postura de caça ao executivo durante o ano. A bancada pedetista, já composta por três vereadores, ganhou a companhia da bancada do PHS já no segundo semestre. Baiano do Hospital, Rael da Marcenaria e Gesiel Ribeiro já não parecem estar contentes com a administração de Jeová Andrade. Outro que já mostrou através dos discursos que é oposição ao governo, é Walter Diniz, que pertence ao mesmo partido do gestor. Com a ida do peemedebista para o time dos insatisfeitos com o executivo, a coisa pode ficar feia para Jeová, já que sete vereadores formam maioria no parlamento de Canaã.


Na pressão: Jeová precisará encontrar maneiras de não perder governabilidade e vencer a crise instaurada
 
Já na cobertura policial, entre os destaques estão a prisão do delegado Bruno e dos investigadores Cláudio e Sérgio. A notícia causou uma reviravolta em toda a região e foi tema também de diversos debates entre a população. O baque da prisão dos homens da lei foi sentido por toda a sociedade e opiniões ficaram divididas. Para muitos, o delegado e os seus liderados são inocentes. Para outros, culpados. No último dia 6, aconteceu em Canaã dos Carajás, a primeira audiência de instrução e julgamento do caso. Os três acusados ficaram diante do juiz e viram de perto os depoimentos das testemunhas de acusação. Ao fim, a decisão do destino dos réus ficou para o dia 22 de janeiro de 2018. Ao saber que continuaria preso, o investigador Cláudio não conseguiu conter as lágrimas e chorou junto à família.


Delegado Bruno preso em operação
 
Em julho, Canaã dos Carajás recebeu de braços abertos o novo comandante da Polícia Militar, tenente Guimarães. O líder trouxe para o município uma nova forma de se pensar a Segurança Pública. Em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu as rondas escolares e as palestras para a juventude. Tenente Guimarães também foi o responsável por liderar diversas operações policiais de prevenção no município. A ideia de unir órgãos fiscalizadores e fazer a verificação semanal de ilegalidades nos veículos e transeuntes trouxe bons resultados e a violência teve uma queda brusca na cidade.


Tenente Guimarães
 
Outra reportagem chocante, aconteceu no mês de outubro. O caminhoneiro Marcelo Damasceno desapareceu e seu caminhão foi encontrado em uma estrada vicinal do município sem a carga que transportava. O homem, no entanto, não foi encontrado junto ao veículo. Dez dias se passaram e a verdade veio à tona: Marcelo havia sido vítima de latrocínio. O corpo do motorista foi encontrado enterrado dentro de uma casa no bairro Flor de Liz em Canaã. O Jornal In Foco publicou a matéria com exclusividade e a repercussão foi inevitável. A trama maligna envolvendo o motorista ainda não teve um desfecho, já que o principal suspeito de roubar e matar Marcelo está foragido e a família ainda espera desesperada por justiça.


Marcelo Damaceno. Tristeza com a confirmação da morte do
caminhoneiro

 

Caso ainda não está encerrado. José, o principal suspeito, continua solto

Já em novembro, um assalto descarado e uma fuga atrapalhada se tornaram furo de reportagem no Jornal In Foco. Três homens roubaram uma fazenda em Canaã, tomaram todas as peças do seu interesse e empreenderam fuga em duas caminhonetes. No caminho, a Polícia Militar de Canaã. A viatura perseguiu uma das caminhonetes. Essa estava ocupada por dois dos suspeitos que, ao perceberam a inevitável aproximação dos policiais, pularam para fora do veículo. Um deles conseguiu fugir pela mata. O outro se deu mal e acabou “de cara no chão”, literalmente. O carro capotou. Em agosto, um homem foi flagrado pela Polícia Militar de Canaã colocando fogo em uma área na cidade. O incendiário foi preso em flagrante e teve que se explicar na Delegacia de Polícia.


Fuga atrapalhada: 'de cara no asfalto' acusado de assalto se arrebentou no chão e foi parar na cadeia


PM flagrou o momento exato em que o homem ateou fogo em mato seco

 
Saindo das páginas policiais, o Jornal In Foco fez a cobertura inédita do Círio de Nazaré em Canaã dos Carajás. Mais de 10 mil pessoas foram às ruas e seguiram a fé da caminhada em homenagem à Mãe de Deus. Fizemos a cobertura exclusiva de todas as movimentações da festa, desde a entrega das imagens peregrinas e do jantar do círio, até à grande procissão realizada no domingo, 24 de outubro. Muita emoção marcou a terceira edição da filial canaense da maior festa religiosa do mundo. A equipe do Jornal In Foco acompanhou todo o percurso da procissão a pé e viu de perto algumas histórias emocionantes da celebração.


10 mil pessoas e uma fé arrebatadora no Círio de Nazaré



Nossa Senhora de Nazaré em Canaã

 
No início de junho, o Jornal In Foco trouxe também em primeira mão todas as notícias da Expocanaã. Os cinco dias de festa reuniram milhares de pessoas e muita gente viu de perto shows inesquecíveis, como os de Israel e Rodolfo e de Léo Magalhães. A comemoração sertaneja também acumulou um bom volume de negócios e o dinheiro circulou no município durante a exposição.


Israel e Rodolfo na Expocanaã 2017
 
Na cultura, o Sarau Itinerante da Lua Nova, promovido pela Casa da Cultura todos os meses e o Circuito Cultural, que acontece mensalmente e é realizado pela AMPECC, foram os grandes destaques entre os eventos que se repetem ao longo do ano. Em setembro, a Companhia de Dança Pantanal veio à Canaã e trouxe a beleza do balé clássico. O evento emocionou os presentes e trouxe a mensagem clara de que sonhos podem se tornar realidade. Ainda na cultura, a Secretaria Municipal de Educação promoveu diversos eventos de entretenimento e conscientização do público. Para o aniversário da cidade, a pasta trouxe diversas atrações ao Bosque Gonzaguinha e essas foram realizadas pelos alunos das escolas municipais. Já no desfile em alusão ao 7 de setembro, a educação fez história e levou às ruas o desfile mais bonito da história de Canaã dos Carajás.


Sarau Lua Nova


7 de setembro histórico em Canaã

 
Outro destaque do ano foi o show de Matogrosso e Matias no aniversário da cidade. Milhares de pessoas esqueceram o ano de crise e celebraram o aniversário da terra prometida. O show, a princípio contestado, agradou aos presentes.


Matogrosso e Matias agitam o aniversário de 23 anos da cidade
 
No esporte, o Jornal In Foco fez a cobertura completa do Campeonato Municipal de Futebol de Canaã dos Carajás. Na pauta, a primeira e a segunda divisão canaense. Boca Juniors e Bom Jesus foram os grandes campeões do ano e chegam em 2018 com muita força na competição. A Seleção Canaense de Futebol também foi um grande destaque durante e ano e chegou às semifinais do Copão Sul do Pará. A equipe foi eliminada pelo fortíssimo time de Itupiranga, nos pênaltis, após uma partida eletrizante e uma reviravolta improvável no placar.


Campeão municipal 2017: Boca Juniors
 
Ainda no esporte, os atletas do Karatê Interestilos de Canaã fizeram bonito em competições nacionais e regionais. A modalidade se encontra, atualmente, em franco crescimento no município e deve trazer nos próximos anos boas surpresas e grandes conquistas para a terra prometida. No jiu-jitsu, destaque para o campeão mundial Luan Castro. O menino de nove anos já acumula mais de 30 títulos na carreira e escreve, aos poucos, uma bonita história de superação e dedicação.


Luan Castro em treinamento
 
No atletismo, Domingos Figueira, consolidou o seu status de maior atleta da história de Canaã. No entanto, o corredor já vê pelo retrovisor o talentoso Antônio Kennedy se aproximar e buscar também o seu espaço como representante local. Para 2018, a briga entre os dois promete ser acirrada e quem ganha com isso é o torcedor local.


Maior atleta da história de Canaã, Domingos vê de perto as boas 
conquistas do amigo Antônio Kennedy


Antônio Kennedy


Canaã dos Carajás foi reconhecido em rede nacional pelo trabalho encantador da jovem estudante Maria Alice. A garota, de 12 anos, foi selecionada para o quadro Click Esperança do programa Fantástico, da Rede Globo. Maria possui um projeto de incentivo à leitura e doou mais de 1500 livros em menos de dois anos para estudantes da Rede Pública Municipal de Educação. A menina concedeu uma belíssima entrevista ao Jornal In Foco e falou sobre os desafios enfrentados pelo projeto criou. Tanta repercussão deu resultado e Maria foi reconhecida pela Câmara Municipal de Vereadores de Canaã dos Carajás. A revelação canaense ganhou uma coluna de opinião aqui mesmo no In Foco.


Maria Alice
 
Em um ano movimentado, Canaã dos Carajás e sua população encarou de frente uma das piores crises econômicas e políticas de sua história. O governo de Jeová encontrou, pela primeira vez desde que chegou ao poder, vereadores na oposição ao seu mandato. O jogo das cadeiras no poder canaense revelou que erros foram cometidos na escalação do time de governo, mas que o prefeito não tem medo de voltar atrás e corrigir equívocos. Já na reta final, Gean Meirey se tornou secretário de planejamento e a ideia é que um foco maior seja dado à pasta.


Prefeito Jeová e a primeira dama Waina Andrade



Gean Meirey, agora secretário, tem uma árdua missão pela frente
 
Para 2018, o que se espera é um governo melhor, uma administração mais encontrada e uma cidade de mais oportunidades aos seus habitantes. É do conhecimento de todos o papel fundamental que a imprensa possui na construção de uma cidade melhor e esse compromisso também está na agenda do Jornal In Foco. Nossa equipe está comprometida com o bom jornalismo e com a seriedade na transmissão dos fatos. A meta é transformar o Jornal In Foco em um dos principais veículos de comunicação do estado no mais curto espaço de tempo possível. Para isso, muito trabalho e dedicação serão necessários. Esse time, no entanto, já mostrou, em um curto espaço de tempo, do que é capaz.
 
A certeza é que em 2018 tudo se renova e todos possuem a chance de fazer um ano ainda mais bonito. O Jornal In Foco deseja a todos os leitores, clientes e amigos um ano novo cheio de realizações. Boas festas!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90