Jornal In Foco Publicidade 1200x90
31/03/2022 às 19h10min - Atualizada em 31/03/2022 às 19h10min

Tallentus Amazônia: 22 anos fomentando o desenvolvimento de municípios no Pará

Realizando e incentivando projetos nas mais diversas áreas, Tallentus Amazônia já mudou a vida de milhares de pessoas. Conheça mais sobre essa trajetória de sucesso

- Jornal In Foco
Há exatos 22 anos, a empresa Tallentus Amazônia nasceu na cidade de Marabá – PA. O objetivo era claro: realizar e incentivar projetos nas áreas da cultura, educação, assistência social, saúde, meio ambiente, turismo, esporte, comunicação e novas tecnologias. Desde então, a empresa se destaca na região por criar uma ampla e sólida rede de cooperação com os municípios do sudeste paraense. A meta? Fortalecer o desenvolvimento dos territórios.

Por mais de duas décadas, a sede da empresa foi em Marabá, projetando a cidade em nível nacional pelo seu potencial artístico cultural. Este ano decidiu transferir sua sede para Canaã dos Carajás, onde mantem uma relação desde 2002, quando convidada a contribuir no processo de desenvolvimento da cidade, por ocasião da implantação do Projeto Sossego. À época realizou várias ações e eventos atendendo as demandas da prefeitura e de empresas multinacionais em suas relações com as comunidades locais. Desde então, vem estabelecendo laços de parcerias duradouras em prol do município, intensificando e potencializando as políticas culturais, esportivas, assistenciais e educacionais.

Dentro os projetos e serviços realizados nos últimos cinco anos na cidade de Canaã dos Carajás, destaca-se em 2017, a gestão do projeto de implantação do Núcleo de Iniciação Cultural (NIC) junto a Fundação Municipal de Cultura Esporte e Lazer (Funcel), com recursos captados junto a Fundação Itaú Social e Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA). O êxito do projeto gerou o artigo Política Cultural e Diálogo Intercultural no Território Amazônico projetando a cidade para o Brasil e o Mundo no X Seminário Internacional de Políticas Culturais, realizado pela Fundação Casa Rui Barbosa no Rio de Janeiro em 2019. O NIC deu tão certo que a Prefeitura decidiu manter o projeto com recursos próprios até hoje, beneficiando centenas de crianças, adolescentes e jovens ofertando aulas gratuitas de violão, dança, teatro e outras modalidades. Para conhecer a o processo de implantação do NIC, acesse o artigo no link (pág.947): https://drive.google.com/file/d/1vzbNogMywEoA5TUmzjrpofmq01KifJvc/view?usp=sharing

Em 2019, a empresa também atendeu o chamado da Secretaria Municipal de Assistência Social e desenhou o programa Direito de Conviver Mais e Melhor captando novos recursos da Fundação Itaú Social e CMDCA para alavancar as atividades dos CRAS junto as comunidades locais. O programa visou a ampliação e qualificação das ações socioeducativas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Ensino do esporte em Canaã
Também em parceria com a Funcel, a Tallentus se faz presente em Canaã no projeto Núcleo de Iniciação Esportiva (Nies), que atende crianças, adolescentes e jovens com aulas gratuitas de futebol, capoeira, muay thai, boxe e jiu-jitsu, o que tem sido fundamental na formação cidadã em Canaã. A Tallentus trabalha fornecendo recursos humanos na área administrativa, pedagógica e nas oficinas continuadas do NIC e NIES.

Outros projetos realizados pela empresa em nível regional e local foram:

Projeto Carajás Visuais
Voltando um pouco no tempo na trajetória da empresa no sudeste do Pará, nos anos de 2010 e 2011, é importante destacar o projeto Carajás Visuais. Neste período, a Tallentus em parceria com a Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará realizou mapeamento de artistas visuais no sudeste paraense, possibilitando a interação entre eles por meio da troca de conhecimentos, estímulo à produção e circulação de obras em oficinas e exposições. Canaã foi uma das cidades destacadas no projeto financiado pela FUNARTE.

Ao fim, a proposta foi um completo sucesso e beneficiou artistas residentes em 12 municípios do sudeste do Pará, fortalecendo a Rede Carajás de Cooperação Cultural. Dá para conferir o relatório na íntegra através deste link: https://bityli.com/zDOMQ

Canaã em Rede Cultural na Amazonia
Canaã em Rede Cultural na Amazônia ocorrido em 2014-2015 impulsionou o desenvolvimento sociocultural da cidade de Canaã dos Carajás (PA), integrando governo e sociedade na construção de uma política pública de cultura em consonância com o sistema nacional de cultura (SNC), em uma rede de cooperação que envolveu os entes federativos e os agentes culturais locais.

A adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura em 2013, possibilitou a participação do Ministério da Cultura (MINC) e dos profissionais envolvidos, no processo de construção de uma base sólida para a implantação do Sistema Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canaã dos Carajás, de forma participativa e democrática, tendo a comunidade como um dos pilares essenciais para garantir os direitos de cidadania rumo ao desenvolvimento cultural.

A iniciativa realizou mapeamento cultural, formação em gestão, assessoria em projetos de leis, registro audiovisual e fotográfico e o I Fórum de cultural local. Estas ações tornaram-se possíveis, devido ao Programa Amazônia Cultural, fomentado pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura com a participação da Regional Norte, via Edital Amazônia Cultural 2013. o projeto foi gerido integralmente, pela empresa Tallentus Amazônia.
Clique no link: https://bityli.com/Gt1BV 

Responsabilidade Social e parcerias
A empresa tem atuado na assessoria e fomento de OSCs comprometidas com as localidades. O objetivo é desenvolver equipes, treinar e apoiar o desenvolvimento das comunidades onde as organizações sociais atuam.
Para chegar tão longe e impactar tanto a vida de pessoas, o trabalho em conjunto é primordial. Por isso, a Tallentus Amazônia conta com vários parceiros governamentais e não governamentais, como: Prefeituras de Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas, Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Ministério da Cultura do Brasil, Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Itaú Social, Vale, CAIXA, FUNCEL, SEMDES, JCTICs.

Confira abaixo os trabalhos que a Tallentus Amazônia realiza ao longo dos 22 anos de história.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90