Jornal In Foco Publicidade 1200x90
22/12/2017 às 17h23min - Atualizada em 22/12/2017 às 17h23min

"Apesar dos números desfavoráveis, conseguimos atingir as metas e resultados estimados” diz secretária Arleides de Paula em carta aberta

Braço direito de Jeová, gestora da pasta de administração falou sobre os desafios enfrentados durante o ano e destacou o bom trabalho dos servidores da pasta que dirige

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Foto: Ricardo Mesquita
O silêncio da secretária Arleides de Paula é famoso em Canaã. Silêncio este que contrasta com o volume de confiança e trabalho depositado nas mãos da gestora pelo próprio prefeito Jeová Andrade. O ano de 2017 trouxe um momento atípico de menor arrecadação e consequente crise. Nas mãos de Arleides, a função de secretária de planejamento e administração. O trabalho acumulado em tempos tão difíceis trouxe à tona críticas e insatisfação por parte da população. Apesar da aparente impopularidade, Arleides conduziu a administração e o planejamento do governo Jeová à elaboração da LOA 2018 e do PPA 2018-2021.
 
Na última quinta-feira (21), a secretária divulgou uma carta aberta à população. Segundo Arleides, a redução das receitas foi um dos grandes desafios de 2017: “Mais um ano se encerra, um ciclo termina e nossas metas, prazos e compromissos têm de ser analisados para no ano novo podermos evoluir como pessoas e grupo. Entre as principais dificuldades, a redução das receitas a parâmetros de quase cinco anos atrás.”
 
Na carta, a gestora admite a adoção de medidas impopulares, porém necessárias: “Neste ano acumulei as pastas de Planejamento e Administração. Tomamos medidas austeras e muitas vezes rígidas, mas, apesar dos número desfavoráveis, conseguimos atingir as metas e resultados estimados. Garantimos ainda que a gestão do prefeito Jeová recebesse pelo segundo ano consecutivo o ‘Selo de Excelência’ em referência à gestão transparente e o pleno respeito às medidas exigidas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará.”
 
Na contramão do aumento do número de atendimentos nas unidades de saúde e de matrículas nas escolas, a secretária destacou o cumprimento de todas as exigências de distribuição orçamentária, tanto as constitucionais quanto as orgânicas: “Quanto às regras de controle financeiro, garantimos a execução orçamentária e o atendimento de toda a comunidade.”
 
Segundo Arleides, todos os trabalhos ainda eram efetuados com base no PPA de gestões passadas: “O planejamento não tinha ainda as visões modernas implementadas pela gestão 2013/2016 e melhoradas pela gestão 2017, ambas do prefeito Jeová. Isso criou alguns obstáculos para o perfeito atendimento do município em face da dinâmica de gestão, da modernização das regras de controle e das próprias necessidades dos cidadãos canaenses. No exercício das rotinas enfrentamos a necessidade e iniciamos a regulamentação de diversas atividades e rotinas operacionais, serviço impossível de ser concluído em apenas um ano, porém as melhorias já são evidentes em todos os setores que nos impactam diretamente.”
 
Com Gean Meirey assumindo a Secretaria de Planejamento, Arleides pareceu aliviada ao falar sobre o assunto: “Recebo com alegria a parceria de um colega antigo para essa pasta. Tenho certeza que as pressões diminuirão agora que estou focada na pasta de administração, mas por outro lado entendo que há a responsabilidade cada vez maior de apresentar um trabalho de mais qualidade para o município.”
 
De acordo com a gestora, todas as previsões iniciais e todos os objetivos foram cumpridos dentro do que havia sido planejado. Ainda segundo ela, as funções foram executadas com as devidas ferramentas de avaliação e monitoramento e isso permitiu que a gestão municipal fosse o mais transparente possível.
 
Ainda na carta, a secretária aproveitou a ocasião para agradecer os colaboradores que coordena: “Não poderia concluir sem falar sobre os relevantes trabalhos desenvolvidos pelos servidores vinculados à Administração e Planejamento. Estes servidores podem ser reconhecidos como abnegados defensores da coisa pública, demonstrando empenho, compromisso e seriedade com todas as tarefas que lhes foram determinadas no ano. Desejo um feliz natal e um próspero ano novo com sucesso e realização a todos.”
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90