Jornal In Foco Publicidade 1200x90
11/03/2022 às 09h29min - Atualizada em 11/03/2022 às 09h29min

Inscrições abertas para curso gratuito de aquaponia em Canaã dos Carajás

Realizado pelo Instituto Cedro, curso visa fomentar a prática da aquaponia em Canaã e melhorar resultados na piscicultura e agricultura

- Jornal In Foco
A aquaponia ainda é uma novidade em Canaã dos Carajás, mas já é prática comum em muitas regiões do Brasil e do mundo. É pensando nisso que o Instituto Cedro de Canaã inicia, no próximo dia 14 de março, o curso gratuito de aquaponia em Canaã dos Carajás. A instrução será realizada no Chacreamento Nova Jerusalém na VS-52, na sede da Associação das Famílias Sem Moradia Própria de Canaã dos Carajás (AFAMOPROCAN) e acontece por meio de uma parceria entre o Instituto, a associação, Prefeitura de Canaã e a Câmara Municipal.

O esquema de aquaponia é um sistema sustentável de produção de alimentos, que combina duas práticas: a aquicultura, que trata da produção de organismos na água, e a hidroponia, que é o cultivo de plantas sem solo. Ou seja, une a criação de peixes e outros seres aquáticos à produção vegetal, geralmente hortaliças, em um sistema único.

Entre as principais vantagens da aquaponia está a expressiva economia de água. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o sistema de aquaponia pode reduzir em até 90% o consumo de água em relação às práticas mais comuns de agricultura. Outra vantagem significativa é o fato de não serem necessários adubos ou defensivos agrícolas, já que tudo ocorre em um sistema fechado onde os peixes oferecem nutrientes suficientes para as plantas.

O objetivo do Instituto Cedro é difundir essa prática em Canaã, produzindo mais produtos com melhor qualidade. As inscrições para o curso já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 94-99214-9385 ou pelo e-mail: cedro.projeto@gmail.com até o dia 13 de março. Participe!
 
Instituto Cedro
 
Com a missão de influenciar pessoas melhorando sua qualidade de vida e transformar cidades em lugares de oportunidades para todos, o Instituto Cedro é uma entidade filantrópica de Canaã dos Carajás. O instituto é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e visa ser referência em metodologias participativas e tecnológicas para o desenvolvimento social e humano harmônico e sustentável dos povos.
 
AFAMOPROCAN
 
A AFAMOPROCAN é uma instituição sem fins lucrativos atuante no município de Canaã dos Carajás desde o ano de 2012. Sua fundação ocorreu num contexto conturbado de intenso inchaço populacional, um momento de extremas dificuldades em relação a habitação, no tocante as famílias mais carentes oriundas de outros estados que vinham á Canaã em busca de emprego e esperança de melhor qualidade de vida para suas famílias. A associação busca garantir mais dignidade e qualidade de vida a cidadãos do município.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90