Jornal In Foco Publicidade 1200x90
22/12/2017 às 15h39min - Atualizada em 22/12/2017 às 15h39min

Presidente Junior Garra: caminhos da gestão para vencer a crise

Em ano de crise, Junior Garra conduz legislativo na busca de alternativas para Canaã dos Carajás

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
Junior Garra (PR) foi reeleito em 2016 como o quinto vereador mais bem votado do município. Já no início do ano, o legislador foi eleito para o biênio de dois anos como presidente da Casa de Leis. Assumir cargo tão importante em meio à crise instaurada no governo não foi tarefa das mais fáceis, mas Garra não fugiu da briga e chamou para si a responsabilidade de conduzir o parlamento municipal e encontrar soluções alternativas para superar tempos tão difíceis.
 
O início da operação do Projeto S11D, e a consequente desmobilização das empresas, acabou sendo o estopim para a pior crise da história de Canaã. As empresas, responsáveis por empregar milhares de funcionários nas obras do projeto de ferro, deixaram para trás um rastro de desemprego na cidade. Para pagar a conta de tamanho impacto negativo, o poder público municipal. Os vereadores acabaram sentindo de forma mais direta as necessidades da população e o presidente, porta-voz do legislativo, é o principal responsável por dar uma resposta à sociedade.
 
Em meio ao cenário de evidente caos, fechamento de comércios, aumento exponencial da violência e da demanda na saúde e assistência social, o nome de Junior Garra ganhou destaque ao longo do ano por sua atuação além das barreiras da legislatura. Experiente e conhecedor das potencialidades e carências do município, Garra fez, ao longo do ano, diversas indicações ao executivo municipal. A principal ideia do presidente é promover, em parceria com o governo, políticas públicas que atendam aos anseios da sociedade.
 
O ano de 2017 também ficou marcado pelo início, e sucesso, do projeto Habilitação Social. O programa, de sua autoria, beneficia a população com Carteiras de Motorista. O objetivo é aumentar as chances das pessoas no mercado de trabalho local. Outra ação pessoal de Garra foi a inclusão do programa Lote Solidário no PPA 2018-2021. A ideia deste projeto é garantir a distribuição de lotes para que famílias carentes possam construir suas casas.
 
Como legislador e fiscalizador, Junior Garra fez parte da comissão de vereadores que cobrou empenho policial na elucidação dos cinco assassinatos em 10 de fevereiro. Além disso, o presidente também compôs uma comitiva que averiguou o possível crime ambiental cometido pelo SAAE e outra que foi à Belém, ao lado de representantes de Curionópolis e Parauapebas, para assinar uma carta de intenção de um Consórcio Público Regional de Saúde que trouxe para Canaã a Semana da Saúde Visual, em parceria com o hospital oftalmológico B’Nai Shalon Mashiach. A parceria promoveu o atendimento a 1586 pessoas e encaminhará 118 pacientes para cirurgias gratuitas na capital.


 
Entre os principais feitos do presidente, o firmamento de um convênio entre a Câmara Municipal de Canaã e a Secretaria de Estado de Segurança Pública para o funcionamento, na sede do legislativo local, de um posto para a emissão de documentos de identidade. Por sua parceria com o Lions Clube Internacional em ações humanitárias e sociais, o presidente também recebeu o título de “Amigo do Lions”. De acordo com Garra, melhorar os serviços prestados pela Casa de Leis, aumentar sua credibilidade perante a sociedade, valorizar os servidores, levar o legislativo para mais perto da população e buscar a geração de emprego também fizeram parte do primeiro ano do seu segundo mandato como vereador: “Promovemos a capacitação dos servidores, reajuste salarial, abono natalino, sessão itinerante com ação ordinária e ação social na Vila Planalto. Nós lutamos para que as terceirizadas da Vale que ainda estão na cidade destinem suas vagas aos trabalhadores de Canaã dos Carajás. Devemos citar também um convênio para capacitar os moveleiros beneficiados com madeiras de supressão do Projeto S11D que foi feito e o fato de termos conseguido aumentar a transparência nas contas em mais de 170%. Isso nos credenciou a receber do Tribunal de Contas do Pará (TCM-PA) o Selo Verde de Gestão Transparente e isso colocou Canaã à frente de muitos municípios do estado.”


 
Entre outras indicações do presidente, a criação do Dia do Maçom, bosques, arborização urbana, pavimentação asfáltica nas ruas do Novo Horizonte, ação contra o avanço da leishmaniose, persistência para a construção de um Centro de Controle de Zoonoses e a revitalização do cemitério estão entre as principais. “Sei que 2017 foi um ano difícil para todos, mas com garra, determinação, honestidade e muito trabalho conseguiremos proporcionar dias melhores para a nossa gente.”
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90