Jornal In Foco Publicidade 1200x90
21/12/2017 às 11h06min - Atualizada em 21/12/2017 às 11h06min

Câmara Municipal aprova doação de terreno para a construção da Escola Adventista em Canaã

Aprovação é o grande destaque da última sessão ordinária do ano

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Atila Penha
O ano chegou ao fim para os trabalhos da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás. Após um 2017 intenso de trabalho, os 13 vereadores locais estiveram presentes na última Sessão Ordinária do ano realizada nesta quarta-feira (20). O público, que compareceu em peso durante o ano, deu o ar da graça também no derradeiro pleito e viu de perto discursos de despedida, algumas críticas ao governo municipal e a aprovação, de maneira unânime, de algumas emendas e Projetos de Lei. O grande destaque da noite foi para a aprovação de um projeto que prevê a doação de um terreno do município para a construção da Escola Adventista.
 
Tudo começou com uma indicação do vereador Anderson Mendes (PTB). O legislador pediu ao executivo que a doação fosse feita; o pedido virou Projeto de Lei e a Câmara Municipal discutiu a ação e votou de forma favorável. A Escola Adventista é reconhecida em todo o Brasil pela educação de qualidade. Anderson falou sobre a instituição: “A escola é um sonho da igreja e também de toda a sociedade. Vai ser de grande valia a Escola Adventista aqui em Canaã. Para que boas instituições e empresas venham para a cidade, é necessário que o executivo dê condições a elas.”


 
Com o terreno doado, as obras para a construção da escola devem começar no primeiro semestre de 2018. Em sua fala, o vereador lembrou que a fase de construção vai gerar vários empregos no município e que a instituição, depois de pronta, destinará 20% das suas vagas à crianças carentes.
 
No Grande Expediente, Wilson Leite (PDT) aproveitou os últimos dez minutos de tribuna no ano para criticar o governo: “O ano de 2017 não foi a maravilha que esperávamos. A Prefeitura Municipal vai muito bem, mas seus munícipes não! Faltou planejamento e capacidade de gestão dos recursos. Eu falei o que iria acontecer!” Ainda em sua explanação, o pedetista fez um desabafo: “Eu já não suporto mais o que vem acontecendo. Tudo o que eu tinha apliquei em Canaã. Não tenho uma segunda opção! O que eu quero é uma cidade melhor.”


 
Ao ver que o planejamento foi criticado por Leite, o recém-empossado secretário da pasta, Gean Meirey, que estava presente, pediu a palavra. Em sua fala, Gean lembrou do bom trabalho na captação de recursos para o município e se colocou à disposição para ajudar: “A Secretaria de Planejamento está de portas abertas para todos!”


 
Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram por blocos várias emendas substitutivas, aditivas e modificativas. Os parlamentares confirmaram ainda os votos favoráveis às emendas impositivas colocadas em pauta na semana anterior e que necessitavam da aprovação em duas sessões. O projeto que transfere o dia das sessões ordinárias para terça-feira, a partir do próximo ano, também foi confirmado em segunda discussão. Por fim, o Projeto de Lei 057/2017, que desapropria um terreno para a perfuração de um poço artesiano, também foi aprovado pelos legisladores.


 
As sessões voltam em fevereiro de 2018, na primeira terça-feira (6). A esperança é que o próximo ano seja ainda de mais trabalho para a Casa de Leis e que os parlamentares locais continuem o bom trabalho desempenhado em 2017. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90