Jornal In Foco Publicidade 1200x90
09/03/2022 às 12h32min - Atualizada em 09/03/2022 às 12h32min

Embrapa lança cultivar de arroz irrigado para o Sistema de Produção Clearfield ®

Embrapa

Embrapa e parceiros irão lançar no dia 15 de março, às 18h30, por meio do Canal da Embrapa no You Tube, a cultivar de arroz irrigado de ciclo médio BRS A706 CL, voltada ao ambiente irrigado de todo o Brasil. A novidade reúne o que há de melhor da genética de arroz da Embrapa para a tecnologia da BASF chamada Clearfield®, de eficiência no controle de plantas daninhas.

A BRS A706 CL é fruto de mais de dez anos de pesquisa do programa de melhoramento de arroz da Embrapa, envolvendo testes de campo nas diferentes regiões do Brasil, diversas análises nos laboratórios de biotecnologia, fitossanidade e qualidade de grãos e na cozinha experimental, e ajustes de manejo fitotécnico, que resultou na junção de características de interesse agronômico com a qualidade comercial de grãos valorizada pelo mercado.

Além da fase de pesquisa, a cultivar foi ainda testada a campo por uma rede de parceiros em todo o Brasil por dois anos consecutivos. Nesse trabalho, a BRS A706 CL destacou-se pelo potencial produtivo de mais de 15 toneladas por hectare; pela tolerância ao acamamento; pela ampla adaptabilidade a ambientes de cultivo pré-germinado e semeadura direta; e por possuir qualidade de grãos para o suprimento de matéria-prima para marcas que desejam comercializar produtos de linhas "premium".

Por se tratar de uma cultivar que possui resistência a herbicidas do grupo químico das imidazolinonas, a BRS A706 CL é recomendada para o Sistema de Produção Clearfield®, cujo emprego auxilia no manejo em áreas com altas infestações de arroz daninho e também outras plantas daninhas de difícil controle pelos métodos usuais.

A seguir, acompanhe a entrevista com o pesquisador Paulo Hideo Nakano Rangel, da Embrapa, sobre a nova cultivar.

Para mais informações, acesse também: “Soluções Tecnológicas” e “Publicações”.

Rodrigo Peixoto (MTb/GO 1.077)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62) 3533-2108

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

arroz-irrigado,  brs-a706-cl

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90