Jornal In Foco Publicidade 1200x90
19/12/2017 às 11h16min - Atualizada em 19/12/2017 às 11h16min

Decano Walter Diniz faz um balanço sobre o ano de 2017

Vereador há 16 anos pelo município, Walter fala sobre a sua história e diz que 2017 foi um dos anos mais difíceis da história de Canaã

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
A história da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás se confunde com a história de vida do vereador Walter Diniz. Parlamentar desde 2000, o decano conhece bem os bastidores da política canaense, em especial do legislativo. Aos 56 anos, Walter está no 16º ano de legislatura e mostra, em seus discursos, experiência e a mesma disposição do início para trabalhar. O vereador é um dos mais procurados pela população em tempos difíceis e renova diariamente o seu compromisso com os eleitores. Walter foi eleito pelo PMDB em 2016 com 1057 votos e é, na atual legislatura, o oitavo vereador mais votado do município.
 
Apesar da correria, o peemedebista concedeu entrevista ao Jornal In Foco em uma manhã de trabalho na Câmara Municipal. Walter contou um pouco da sua história e o porquê da escolha de ser vereador em Canaã: “A minha história é muito simples. O que me conduziu ao processo político foi uma questão da necessidade que eu tinha, à época, de prestar um serviço público. Eu comecei como servidor público no Hospital Municipal em 1998 e, ao que parece, o meu trabalho prestado foi bom. Dois anos depois, me lancei candidato a vereador e já venci a minha primeira eleição. De lá para cá, direta e indiretamente, tenho militado na vida pública fazendo esse trabalho. Tenho muito orgulho em dizer que já estou no quarto mandato como legislador, pois em todas as minhas eleições tive votos crescentes. Desde a primeira até a última eleição, nem cheguei a empatar a quantidade de votos, sempre tirei a mais do que a anterior, pois tenho prestado esse trabalho com seriedade e responsabilidade. O fruto disso é esse tempo como vereador.”


 
De acordo com Walter Diniz, legislar não foi uma escolha pessoal, mas sim uma consequência do próprio destino: “Talvez ser vereador não seja uma questão de escolha, na verdade o que me levou a ocupar o cargo que tenho é o compromisso comigo mesmo. E qual o compromisso? Tudo o que eu projetei a fazer na minha vida, eu quis fazer com perfeição. O resultado podia até não ser agradável para mim, mas eu queria fazer um trabalho que satisfizesse as pessoas que dependiam de mim. Talvez essa minha busca pela perfeição tenha agradado alguém e esse alguém, que é o povo da cidade, me sustentou e aqui estou.”
 
O parlamentar considerou 2017 um dos anos mais difíceis de todos que viveu como vereador. Para o peemedebista, faltou planejamento do poder executivo para enfrentar o término da implantação do Projeto S11D em Canaã: “A Vale fez a sua parte, pois anunciou com antecedência que os postos de trabalho diminuiriam com o fim das obras. Como o executivo não se preparou para isso e achou que não haveria queda de receita, nós encontramos hoje uma série de dificuldades na administração. Já cheguei a falar em tribuna que o meu gabinete parece uma Secretaria de Assistência Social, quando não deveria ser isso. Hoje nós temos dificuldades em falar não para uma pessoa, pois dá para ver no olho de cada um as dificuldades. Nós temos problemas na administração pública, pior do que nos mandatos anteriores. Além disso, tivemos um caso grave com a questão hídrica.”


Vereador entrega título de Cidadão Honorário a Antônio Pedro da Silva
 
Walter afirmou também que, pelo fato de o ano ter sido tão difícil, apontar os maiores feitos do próprio mandato em 2017 não é tarefa das mais fáceis. Ainda assim, o vereador afirmou que o ano foi positivo do ponto de vista da aprovação de alguns projetos em benefício do povo. Walter, que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça, afirmou que os parlamentares da casa estão fazendo o possível para acelerar a votação de projetos e que estão, na maioria dos casos, ignorando os prazos para que as matérias sejam apreciadas com mais celeridade. Além disso, vários discursos do decano durante o ano foram voltados à crítica da alta carga tributária cobrada pelo município: “Eu cobro isso desde o princípio. Essa questão é quase generalizada, pois o Brasil é um dos países que mais cobra impostos no mundo. Vejo que o prefeito alavancou muito essa cobrança de tributos. Existe hoje a nossa cobrança para que isso seja diminuído, inclusive votamos o REFIS 2017, que é uma redução dos juros e das multas das dívidas ativas que os munícipes adquiriram ao longo do tempo. A dificuldade na geração de emprego e renda levou muita gente a não cumprir com os prazos. Vou continuar cobrando isso, a proposta dessa redução veio do executivo e a Câmara Municipal foi completamente a favor. Vamos continuar lutando por essa redução.”
 
O vereador do PMDB, quando questionado sobre o trabalho da gestão municipal, não economizou palavras: “O executivo não foi bem este ano. Não adianta querer tapar o sol com a peneira. Podemos ver nas pesquisas de opinião feitas na rua, que a popularidade está baixa. Mas eu acredito que a culpa não é só do executivo; o legislativo também tem culpa nisso. Acho que os vereadores ‘abriram muito a mão’ para o governo e, muitas vezes, quando o governo se sente à vontade não tem muito compromisso. Acho que o legislativo deveria ter segurado mais para alcançar a necessidade do povo.” Walter garantiu ainda que o mesmo não ocorrerá mais de agora em diante e prometeu mais firmeza do legislativo na fiscalização ao governo: “Vamos cobrar mais a questão do melhoramento na vida das pessoas. Acho que o ideal é que se faça mais investimento direto no ser humano, ou seja, permitir a todos a geração da própria renda.”


Vereador em ação social
 

De acordo com Walter Diniz, o desenvolvimento de um país, de um estado e de um município depende muito da estratégia do governante. Segundo o parlamentar, o prefeito Jeová Andrade está empenhado na criação do distrito industrial de Canaã e isso pode representar a grande saída para a crise em 2018. Em sua fala, Walter citou algumas vantagens que o governo pode oferecer ao empresário interessado na implantação de sua empresa no município; entre as alternativas, a redução da carga tributária e descontos no valor da energia elétrica podem seduzir investidores.
 
Ao fim da entrevista, o político fez votos à cidade de Canaã dos Carajás: “Eu desejo um 2018 de muita prosperidade, paz e muita saúde para a sociedade local. Desejo muitas alegrias e espero que o poder público se recupere e as benção de Deus alcancem a todos. Espero que venha bastante chuva, pois estamos com esse problema sério por conta dessa estiagem. E um natal também de muita festa e de muita alegria a todos.”
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90