Jornal In Foco Publicidade 1200x90
03/03/2022 às 12h21min - Atualizada em 03/03/2022 às 12h21min

Programa Saúde na Escola é lançado em Canaã dos Carajás

- Jornal In Foco

"Nossa lição é cuidar do futuro". Esse é o slogan escolhido para o Programa Saúde na Escola (PSE) em Canaã dos Carajás, uma iniciativa do governo federal que está sendo implantada no município. A partir da próxima segunda-feira (7), crianças, da educação infantil ao 9º ano, terão acompanhamento médico dentro da escola. Inicialmente, 13 mil alunos da rede municipal de ensino serão atendidos pela proposta, a meta é melhorar a qualidade de vida de milhares de crianças focando na prevenção e combate de doenças.

O programa foi detalhado pela prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, e as secretárias Roselma Milani e Daiane Celestrini, de Educação e Saúde, em uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (3). De acordo com as gestoras, o programa federal será mais abrangente em Canaã e beneficiará a comunidade escolar como um todo. Entre as atividades que estão previstas, promoção de saúde e nutrição, verificação vacinal de estudantes, identificação de problemas auditivos e oculares, atendimentos odontológicos, prevenção de álcool e drogas, além do estímulo à prática de atividades físicas.

A ideia de levar a saúde para as escolas é, segundo Josemira Gadelha, uma promessa de campanha que agora está sendo cumprida. "Esse é um trabalho humano e humanizante. Nós estamos visando mais qualidade de vida para os nossos alunos e que essa qualidade chegue também na casa deles. Entendo isso como um cuidado com o nosso futuro, pois não vamos ter a melhor cidade para se viver no Brasil se não focarmos nesse trabalho de prevenção."

Roselma explicou que o trabalho não é apenas pontual. "Este é um serviço que será continuado. Serão equipes trabalhando sempre nessa prevenção e combate. No futuro, este projeto será levado também para as nossas escolas de ensino médio para favorecer todos os nossos estudantes. Mas é importante dizer que: nós precisamos dos pais nesse programa. Só haverá efetividade se toda a comunidade estiver envolvida."

Daiane explicou detalhes técnicos do PSE "Serão três equipes da Saúde trabalhando continuamente nisso, em paralelo. Cada uma em uma escola. Serão psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, odontólogos... A meta é cuidar das nossas crianças, sempre levando em conta o trabalho preventivo." 

A secretária também explicou que crianças que necessitem de atendimentos mais específicos serão encaminhados para o profissional em questão e, caso necessitem de órteses, como óculos e aparelhos auditivos, serão beneficiadas. "Já estamos buscando junto ao governo estadual uma parceria no fornecimento destes dispositivos médicos para que todos que precisem tenham acesso."

O programa terá início nas escolas Sebastião Agripino, Carmelo Mendes e Alexsandro Nunes. Conforme explicado pelas gestoras, a ideia é que os atendimentos sejam realizados nas escolas, seguindo avaliação dos profissionais e tomando sempre o cuidado para que não interfiram nas aulas. "Estamos cuidando dessas crianças, porque elas é que vão tomar conta desse município em um futuro bem próximo" finalizou a prefeita Josemira.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90