Jornal In Foco Publicidade 1200x90
01/03/2022 às 13h32min - Atualizada em 01/03/2022 às 13h32min

Quaresma convida fiéis à fazer penitência

Período de 40 dias que antecede a Páscoa inicia nesta Quarta-feira de Cinzas e também marca o lançamento da Campanha da Fraternidade 2022. Padre aprofunda história do período pascoal e ressalta os seus valores

dol
 

Nesta Quarta-Feira de Cinzas, amanhã, os fiéis de tradição católica vivenciam o início da Quaresma, ou seja, o período de preparação que antecede a Páscoa. A prática da Igreja Católica se estende por 40 dias e encerra-se na Quinta-Feira Santa, antes da missa da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-pés. Tradicionalmente, o período é marcado por atos de penitência, como jejuns e obras de caridade, além de muita oração, cujo objetivo é ampliar a devoção a Deus e o arrependimento dos pecados.

Segundo o Cônego Ronaldo Menezes, vigário da Região Episcopal Santa Cruz e pároco da Paróquia São Geraldo Magela, a Quaresma remete ao século III, portando três elementos construtivos, dentre eles, o jejum em preparação à Páscoa do Senhor; a preparação dos catecúmenos (pessoas que se preparam para o batismo, a Eucaristia e a Crisma); e a celebração dos 40 dias de Jesus em oração, no deserto da Judeia, e sua luta contra o mal. “Esses elementos são os pilares deste período desde aquele tempo. A Quaresma é sempre um tempo de preparação para a Páscoa, nos levando ao Tríduo Pascal, ou seja, à paixão, morte e ressurreição de Jesus.”

Missa de Imposição das Cinzas marca a abertura da Quaresma. Dezenas de fiéis compareceram à Basílica Santuário de Nazaré, para celebrar a chegada do período de preparação para a Páscoa.

Missa de Imposição das Cinzas marca a abertura da Quaresma. Dezenas de fiéis compareceram à Basílica Santuário de Nazaré, para celebrar a chegada do período de preparação para a Páscoa.

 Missa de Imposição das Cinzas marca a abertura da Quaresma. Dezenas de fiéis compareceram à Basílica Santuário de Nazaré, para celebrar a chegada do período de preparação para a Páscoa. | Ricardo Amanajás / Diário do Pará

Uma curiosidade sobre a Quaresma é que, nos 40 dias de prática não são contados os domingos, pois é o dia de celebração do Senhor, ou seja, não é um dia penitencial. Além disso, a Quaresma não tem relação com o fim do Carnaval, segundo o Cônego Ronaldo. “Como antigamente tudo era muito rigoroso, a sociedade criou espontaneamente um período festivo de três dias antes da Quaresma para celebrar a vida, fazer festas, comer carne, beber etc. Foram dias colocados pela sociedade para os festejos antes do começo do período de penitência, porque sabiam que na sua duração não poderiam fazer nada disso”, esclareceu o Cônego Ronaldo Menezes.

Por ser um tempo de jejum, algumas restrições ou abstinências são orientadas pela Igreja Católica a serem adotadas pelos fiéis. “São 40 dias de sobriedade no modo de viver, sendo assim, neste decurso, todo cristão é convidado a fazer a experiência do jejum, da oração, da caridade e da preparação para celebrar a Páscoa do Senhor Jesus. Não é o católico que escolhe fazer penitência, mas sim, a Igreja que pede que ele faça alguma renúncia pessoal”, expressa o vigário.

SIMBOLOGIA

A Quaresma também possui alguns símbolos visíveis, dentre eles, o rito das cinzas na cabeça dos fiéis, na Quarta-Feira de Cinzas. “Este ritual representa a humildade do homem diante de Deus. É o convite para que viva com sobriedade, seriedade e responsabilidade, e também simboliza a fragilidade do homem, lembrando que ele é pó e cinza, não devendo viver na prepotência e arrogância”, destaca o pároco. “Há ainda, a cor roxa, cujo significado é o de penitência, ou seja, diante de Deus o homem pode contar com sua misericórdia e perdão quando se arrepende de seus pecados”, complementa.

Outras particularidades são: decoração sem ostentação nas igrejas, ausência de cantos Glória e Aleluia e imagens cobertas com pano para os devotos não se distraírem com santos de sua devoção na contemplação dos mistérios de Jesus.

PARA ENTENDER

Por que 40 dias?

“O número é bastante presente na Bíblia e remete a alguns eventos divinos dos quais Deus manifestou vontade de salvar a glorificar o seu povo”, diz o pároco Ronaldo Menezes. São eles:

40 dias do dilúvio, quando Deus purificou e renovou a Terra;

40 anos em que o povo hebreu andou no deserto até chegar à terra prometida;

40 dias em que Moisés passou no Monte Sinai quando recebeu as Tábuas da Lei (Os dez mandamentos);

40 dias em que o profeta Elias caminhou no deserto ao encontro de Deus para renovação da fé;

40 dias da pregação de Jonas, na cidade de Nínive, convidando o povo para a conversão;

40 dias em que Jesus esteve no deserto da Judeia, em oração e jejum, enfrentando e vencendo o mal.

EDIÇÃO 2022

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A CF é um movimento que evidencia a caridade, tanto falada no período da Quaresma. Nesta quarta-feira de Cinzas será o lançamento da Campanha deste ano em todo o Brasil, com o tema “Fraternidade e Educação”, e o lema, “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

A CF tem o objetivo de promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Na Arquidiocese de Belém, o lançamento será durante coletiva na Cúria Metropolitana e a abertura no sábado (5), no Colégio Santo Antônio.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90