Jornal In Foco Publicidade 1200x90
16/12/2017 às 21h16min - Atualizada em 16/12/2017 às 21h16min

Rael da Marcenaria: “Com certeza nós vamos construir uma Canaã bem melhor para se viver”

Vereador mais jovem na atual legislatura, Rael falou do trabalho realizado no ano, das conquistas e do desejo de fazer da terra em que nasceu um lugar melhor para todos

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
Israel dos Santos Silva surpreendeu a todos nas eleições municipais de 2016. O jovem de 31 anos foi o vigésimo candidato a vereador mais votado no município, com 591 votos, e conquistou uma cadeira na Câmara Municipal. Rael da Marcenaria, como é popularmente conhecido, é filho de Canaã dos Carajás e mostrou ao longo de 2017 que veio para ficar na política canaense. Eleito pelo PHS, partido revelação em 2016, Rael sabe bem dos desafios que tem pela frente. Apesar da pouca idade e do pouco tempo de legislatura, o parlamentar mostra entender bem os problemas locais e acredita que mudanças são necessárias para a construção de um futuro melhor.
 
Sempre carismático, o vereador do PHS recebeu a equipe do Jornal In Foco em seu gabinete e falou sobre o trabalho realizado durante todo o ano. Rael é o filho mais ilustre do bairro Motocross. Quando questionado, o parlamentar explicou o desejo de ser vereador em Canaã: “Escolhi ser vereador por vários motivos. Vi uma política desigual nos anos passados e resolvi encarar de perto o problema. Hoje posso fazer muito pela população, ajudar os amigos na área da saúde, da educação... Em várias áreas estou brigando e usando a máquina, apesar de todas as dificuldades, para fazer isso acontecer. Estou contribuindo com a população de forma direta ou indireta, mas estou contribuindo e a política possibilita isso.”


 
Rael da Marcenaria diz ter certeza que o parlamento municipal é melhor hoje do que foi há alguns anos: “A maioria da Câmara foi renovada e com certeza o legislativo evoluiu. Agora há vereadores que realmente são da terra, como eu que nasci aqui, e se preocupam com o município. Eu sonho com uma cidade diferente e com certeza nós vamos construir uma Canaã bem melhor para se viver.”
 
Autor de nove indicações ao executivo, o jovem parlamentar foi um dos vereadores mais atuantes de 2017: “Não vou dizer que sou o melhor, mas estou aí entre os melhores que já fizeram indicações na Câmara. Destas 14 que fiz, o governo municipal já executou uma, que foi o sistema rotativo dos moto taxistas de Canaã. Outro destaque também este ano, foi o complexo esportivo que vai ser construído no Motocross e é uma indicação minha. O projeto já está bastante adiantado. O dinheiro, inclusive, veio através de uma emenda federal do deputado Priante no valor de R$ 1 milhão. Vale lembrar também de uma das mais importantes indicações que fiz e já está sendo executada pelo IDURB, que é a das glebas patrimoniais do município. O cidadão canaense vai ter o direito de ter o título definitivo do seu lote, da sua chácara... Isso vai dar mais qualidade de vida às pessoas e facilitar financiamentos, hipotecas... É um projeto fundamental.”


Complexo Esportivo de Canaã: obra deve ter início em abril de 2018. O projeto prevê academia, campos
de futebol society, quadra de vôlei de areia, ginásio poliesportivo, pista de caminhada, piscinas semi-olímpicas

e estacionamento.
 
Para Rael, legislar em tempos de crise não foi uma tarefa tão árdua assim: “Na verdade, não tive tantas dificuldades, pois nasci em Canaã e estou sempre no meio do povo, dos empresários, do pessoal das empresas e já tinha visão dessa crise que aconteceria aqui em Canaã. Hoje nós vivemos pela questão minerária, quando vivíamos da agricultura, éramos felizes, pois era tudo muito tranquilo. A partir do momento em que passamos a viver do minério, estamos em uma balança: hoje ela está em cima, amanhã lá embaixo. O impacto veio de uma vez e aconteceu o que está acontecendo hoje com tanta gente desempregada. Isso é uma situação que gera muitos problemas sociais e o resultado disso vem para cima do poder público; os vereadores recebem a maior parte desta demanda. O meu papel, como legislador, é estar no meio do povo e estarei sempre aqui sofrendo e lutando junto a todos. A vida do parlamentar que se preocupa, hoje, é pior que a da população, pois eu sei o que é passar necessidade, passar fome, por isso fico mais chateado, mas tenho total certeza de que vamos superar isso.”


Rael entrega título de Cidadão Honorável a Manoel Rita
 
O vereador lembrou ainda durante a entrevista da crise que o governo municipal enfrentou durante o ano. De acordo com ele, Jeová Andrade foi o melhor prefeito da história de Canaã, mas passou por maus bocados em 2017. Para Rael, o maior gargalo do executivo atualmente é a saúde municipal. A pasta foi alvo de críticas da bancada do PHS principalmente no segundo semestre. Apesar do ano difícil, o legislador se mostra esperançoso: “Vamos superar isso tudo! Estamos batendo muito em cima disso! Não vivemos sem uma boa saúde e tenho certeza de que ela vai melhorar. Canaã é uma potência e o governo vai melhorar a partir do ano que vem. Tenho certeza!”
 
Sobre 2018, Rael não escondeu sua opinião e disse que mudanças são necessárias: “O governo precisa mudar algumas secretarias. Na realidade, há alguns secretários que estão deixando a muito a desejar. A troca traz motivação para a população, para a própria Câmara trabalhar junto e, com isso, acho que vai melhorar muito para todos. É aquele negócio: ‘Santo velho de casa não faz milagre’, então inovações nas pastas são necessárias.”


 
O vereador deixou ainda uma mensagem de fim de ano para a cidade: “Deixo para todas as pessoas de Canaã e também para os visitantes um feliz natal e um próspero ano novo a todos. Essa é uma população ordeira e receptiva e digo a vocês que dias melhores virão. Canaã vai começar o ano com o pé direito e voltará a ser o que era, com muito emprego e alegria para todos.”
 
Em um ano de mandato, o jovem Rael da Marcenaria já deixou claro que não vem a passeio na política municipal. Já com o gravador desligado, o parlamentar adiantou que o seu gabinete mudará a forma de trabalho para o ano que vem. De acordo com ele, as mudanças serão positivas e quem ganhará com isso é a própria sociedade. “Dobraremos nossa capacidade de trabalho em 2018, sem dúvida nenhuma” garantiu ele. Rael ‘do Povo’ fez do ano de 2017 a comprovação de que uma promessa política pode virar realidade com atuações firmes e compromisso com a sua gente.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90