Jornal In Foco Publicidade 1200x90
14/12/2017 às 19h11min - Atualizada em 14/12/2017 às 19h11min

Vereador Gesiel Ribeiro faz balanço do seu ano de estreia no parlamento municipal: ‘Há muitos homens na política, mas políticos são poucos’

Em uma entrevista sincera, vereador falou sobre o trabalho feito durante o ano, legislatura em tempos de crise e sobre o trabalho do governo municipal até aqui

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita, Assessoria vereador Gesiel Ribeiro
A simplicidade do vereador Gesiel Ribeiro é famosa em toda a cidade de Canaã dos Carajás. Morador da terra prometida há 36 anos, o jovem parlamentar ocupa pela primeira vez na vida um cargo eletivo e trouxe para o seu gabinete de trabalho a esperança em uma cidade melhor. Gesiel é o grande nome do PHS em Canaã, foi eleito com 680 votos e ocupa o cargo de líder do partido na Câmara Municipal. A fila do lado de fora de seu gabinete se repete todas as manhãs. São pessoas que buscam atendimento a algumas necessidades básicas e veem no legislador a esperança de dias melhores.
 
Gesiel recebeu a equipe do Jornal In Foco e fez um balanço sobre o seu primeiro ano no legislativo. De acordo com o parlamentar, legislar em tempos de crise não é fácil: “Iniciei o meu mandato com muita energia, muito gás e força de vontade, mas tivemos um grande entrave no ano que foi a crise e a dificuldade. O vereador é o representante legal do povo e no momento de crise essa demanda vem para cima da gente. A dificuldade é grande, pois o legislador é limitado e em um momento de dificuldade, de crise generalizada em todo o país, isso dificulta mais o nosso trabalho. As políticas públicas também não têm funcionado como deveriam. Eu termino esse ano com a sensação de que foi muito difícil, mas sigo de cabeça erguida e com a certeza de que fiz o que muitas vezes nem podia fazer.”


Vereador fiscalizando obras no município
 
Questionado, Gesiel também falou sobre a escolha de ser vereador em Canaã: “Há várias maneiras de se enxergar uma legislatura. Há muitos homens na política, mas políticos são poucos. Por volta do ano 2000, comecei a me interessar por esta causa e venho me preparando para isso. A partir de 2001, comecei a participar de associações, me preocupar com as questões sociais e foi onde começou a nascer o desejo de fazer política. É aqui que você tem um leque mais aberto para atender o povo. Isso foi o que me conduziu e cheguei aqui nessa cadeira.”
 
Com o parlamento municipal se renovando bastante em relação às legislaturas anteriores, o vereador do PHS acredita que os novos nomes do legislativo têm muita força de vontade e desempenharam um bom papel. De acordo com Gesiel, a Câmara conta agora com mentes novas, boas ideias e uma visão diferenciada de legislatura.


Vereador mostrou engajamento no esporte durante todo o ano. Aqui ele transporta a 
tocha dos Jogos Municipais.


Gesiel: "Esporte é também compromisso social!"

 
O vereador, símbolo da renovação da Casa de Leis, comentou sobre os principais destaques da sua atuação no ano: “Bom, não sou um vereador de tantas indicações, esse não é bem o meu forte. Acredito que fazê-las por fazer não tem tanto sucesso. Mas fico feliz por ter feito uma indicação no início do ano e ter sido atendido rapidamente pelo executivo. Foi a solicitação para que placas de ônibus fossem instaladas na frente das escolas públicas e privadas do município; e ela foi atendida em tempo recorde. Também trabalhei em várias frentes e acredito que avançamos bastante na questão da saúde. Vejo que temos atendido várias pessoas através da nossa assessoria. Também destaquei muito nos meus marketings algumas obras, pois vim de lá.”
 
Gesiel Ribeiro foi eleito no palanque do prefeito Jeová Andrade em 2016, mas tem um ponto de vista crítico em relação ao trabalho do governo durante o ano: “Administrar com muito dinheiro é fácil, mas você conhece o bom administrador mesmo é quando o dinheiro é pouco. O poder público não é diferente da nossa casa: quando temos uma grana a mais, é mais fácil trabalhar a nossa vida pessoal. A gente vê que o prefeito enfrentou grandes dificuldades. Não está sendo fácil conduzir e vejo que ele passou uma grande dificuldade que jamais imaginou passar. A gente aprende mais no deserto do que na bonança e não só o prefeito aprendeu muito esse ano, mas todos nós com todas as dificuldades.”


Gesiel: "A gente aprende mais no deserto do que na bonança"
 
Para o vereador, 2018 é um ano de expectativas de crescimento: “A gente vê os números na esfera federal que mostram que o país volta a crescer em 2018. Esse é o nosso sonho! Essa mudança na lei, da questão da CFEM, nós, que somos um município minerador, temos uma grande chance de voltar a crescer. O governo, na minha visão, é igual técnico de futebol... Acho que ele tem que dar uma mexida no time, pois, se formos olhar as situações, Canaã é um município diferenciado quando se fala em receitas. Portanto, eu acho que falta gestão e uma mudança nos personagens do jogo poderia melhorar bastante.”
 
Gesiel deixou ainda uma mensagem de fim de ano para cidade. “Quero desejar tudo de bom pros munícipes de Canaã. Tive muita vontade de fazer mais, mas ficamos muito restritos nas dificuldades. Eu gostaria de ter feito bem mais, até disse na sessão passada que fico com uma sensação de impotência. A dificuldade nos travou bastante e espero que possamos recuperar isso em 2018. Mas eu quero desejar um feliz natal e um feliz ano novo ao povo de Canaã que é tão batalhador. Que todos os sonhos não realizados em 2017, possam ser realizados no ano que vem.”


Equipe do vereador Gesiel Ribeiro: trabalho incansável por uma Canaã melhor
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90