Jornal In Foco Publicidade 1200x90
13/12/2017 às 14h59min - Atualizada em 13/12/2017 às 14h59min

Saúde em Canaã inova e traz sistema de atendimento inédito no Pará

Primeira cidade do Pará a implementar o sistema de acolhimento à demanda espontânea, Canaã pode se tornar referência de saúde em todo o estado

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
A saúde em Canaã dos Carajás começará a viver, a partir de janeiro de 2018, um novo tempo. Tudo isso por conta da implantação de um novo sistema que fortalecerá a atenção básica dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Para quem não sabe, atenção básica é o atendimento inicial aos pacientes que procuram auxílio médico. A ideia é trazer para a Terra Prometida um novo modelo de saúde, que visa a descentralização dos atendimentos médicos básicos. Atualmente, todas as demandas são trazidas para o Hospital Municipal, o que provoca um congestionamento inevitável nos atendimentos.
 
O objetivo do sistema de acolhimento à demanda espontânea é ampliar e otimizar a assistência à saúde primária local e levar, por meio disso, maior qualidade no atendimento ao cidadão local. A ideia é transformar as Unidades de Saúde, que estão espalhadas pelos bairros de Canaã, em centros médicos que possam ouvir, atender e dar o melhor encaminhamento para cada demanda individual. O sistema inovador reordenará o acolhimento na atenção básica do município e trará ao usuário da saúde um diagnóstico mais rápido e mais preciso do seu problema. Neste novo modelo, a assistência se voltará para casos mais vulneráveis e a prevenção poderá ser feita com mais eficiência.


 
Para falar sobre a proposta, o ex-secretário de saúde do Rio de Janeiro, Hanz Dohmann, esteve em Canaã nesta segunda-feira (11) e terça-feira (12) e se reuniu com vários servidores públicos, membros do Conselho Municipal de Saúde, alguns vereadores, secretários, advogados e imprensa local.  Hans, médico por formação e especialista em cardiologia, foi o responsável pela implantação do modelo no Rio de Janeiro. De acordo com ele, quando assumiu a pasta daquela cidade, somente 3,9% da população tinha acesso à atenção básica. A cidade teve nítidos avanços e hoje todos têm acesso ao atendimento: “Canaã dará um salto de qualidade na saúde pública. Mas é necessário que haja união em torno de um objetivo comum. Caso não haja isso, a coisa não muda. O bem da comunidade precisa se sobrepor aos interesses políticos de cada um. Todos precisam do SUS e o bom atendimento é um direito.”


Hans fala ao Conselho Municipal de Saúde
 
O médico falou também sobre as grandes demandas para os hospitais municipais: “A cultura é que as pessoas procurem o hospital para os atendimentos básicos, mas precisamos mudar isso. É dever do agente de saúde entender o problema e dar o tratamento adequado ao cidadão. Essa primeira etapa é fundamental e precisa da colaboração de todos.” Hans explicou que, neste novo modelo, as equipes das Unidades de Saúde é que são os principais responsáveis pela coordenação dos atendimentos.


 
O secretário de saúde, Dinilson Santos, também falou sobre a proposta: “A ideia é que a gente saia desse antigo padrão ‘casulo’, onde as pessoas são agendadas e precisam esperar em filas. Com esse modelo, será a demanda espontânea. Ou seja, a pessoa chega e já tem o atendimento. Seja com o médico, com o enfermeiro, com o técnico... Estivemos na segunda-feira com alguns servidores da atenção básica para que eles pudessem entender o processo e na terça-feira pela manhã, nos reunimos com o Conselho Municipal de Saúde para também debater o assunto. Com isso, queremos eliminar as filas e o cidadão vai ser atendido na hora em que chegar. É desafiador para a gestão e também para a comunidade, sabemos que é um processo longo, mas que colheremos bons frutos em algum tempo. O resultado principal é a satisfação da comunidade.”


 
O prefeito em exercício, Alexandre Pereira, esteve presente na reunião marcada para a tarde de terça-feira com o secretariado e algumas autoridades locais. Para Alexandre, um novo modelo é necessário: “O nosso atendimento já virou uma rotina. Eu não digo que regredimos, mas estamos na estaca 0. Esse projeto, que acontece em parceria com a Fundação Vale, vai dar uma nova cara ao atendimento e com certeza vai gerar satisfação na população.”




 
O modelo, que entrará em funcionamento já no início do próximo ano, chega com a missão de trazer modernidade ao sistema de saúde e transformar Canaã em uma cidade melhor para se viver. A saúde, tão criticada em 2017, deve passar por uma revolução em 2018 e poderá ser reconhecida muito em breve pela excelência em seus atendimentos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90