15/02/2022 às 09h28min - Atualizada em 15/02/2022 às 09h28min

Seduc seleciona professores para aperfeiçoamento nos EUA

O intercâmbio terá duração de um semestre acadêmico de uma universidade americana e é destinado aos professores que lecionam a disciplina de Inglês

dol

O projeto é coordenado pelo Departamento de Estado do Estados Unidos (EUA), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação. Essa é uma oportunidade para professores efetivos da rede pública, que lecionam para turmas do Ensino Médio, e os demais selecionados de participar de um curso de aperfeiçoamento durante cinco meses nos Estados Unidos.

A iniciativa busca fortalecer a excelência no ensino da Língua Inglesa e oferecer aos participantes um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e o uso da tecnologia em educação; promover entre os educadores o entendimento mais amplo sobre os EUA; desenvolver relações produtivas e duradouras entre educadores e professores dos Estados Unidos e de outras partes do mundo.

Além disso, o projeto pretende contribuir para a melhoria da qualidade de ensino nos países dos participantes, objetivando transformar os profissionais da educação em líderes e multiplicadores que, ao retornarem para suas respectivas localidades, apliquem e compartilhem as experiências e novas habilidades adquiridas com os colegas de profissão e alunos.

 Experiência

Segundo a coordenadora estadual do Fulbright DAI, Profª. Nádia Brasil, “esta é uma grande oportunidade para que os professores da área possam ampliar seus conhecimentos e melhorar suas práticas pedagógicas, convivendo e partilhando experiências com educadores de 17 países com culturas tão diversas, estudando em uma universidade e ministrando aulas em uma High School nos Estados Unidos”, destacou.

O intercâmbio terá duração de um semestre acadêmico de uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e, também, no uso de tecnologias no processo educacional. O programa nos EUA ocorrerá entre os meses de agosto a dezembro de 2023, e incluirá um estágio supervisionado em uma escola de Ensino Médio, para que os participantes no DAI possam interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos americanos.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, afirmou que a experiência que os professores irão adquirir durante o intercâmbio vai possibilitar um maior desenvolvimento das atividades pedagógicas em sala de aula. “Fico muito feliz com esta iniciativa que vai permitir com que educadores que lecionam o Inglês, possam aprimorar seus conhecimentos e experiências acadêmicas. Portanto, fiquem atentos aos prazos e não percam esta oportunidade de aprimorar ainda mais suas competências e habilidades”, ressaltou.

Inscrições

As inscrições para a etapa de seleção estadual serão feitas mediante o envio da documentação abaixo, identificando o assunto “INSCRIÇÃO FULBRIGHT DAI 2022-2023”, para o e-mail: cefor@seduc.pa.gov.br, até o dia 31 de março de 2022:

1 - Institutional Support And Reference Form (preenchido e assinado pela coordenação pedagógica da escola);

2 - Leave Approval Form em inglês e traduzido para o português (preenchidos e assinados pelo diretor escolar);

Obs: O visto será dado pela coordenação do Cefor, em todos os formulários, devidamente preenchidos e recebidos por e-mail.

3 - Currículo resumido;

4 - FY22 Fulbright DAI Application (formulário de inscrição);

5 - Cópia de um documento oficial de identificação: RG, CNH ou passaporte válido, além de cópia do histórico escolar e diploma de licenciatura em Letras - Inglês.

Para mais informações sobre os pré-requisitos, benefícios e documentação necessária, acesse oedital do programa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »