Jornal In Foco Publicidade 1200x90
08/12/2017 às 11h40min - Atualizada em 08/12/2017 às 11h40min

Merenda escolar de qualidade: Canaã vem sendo referência na região por sua excelente atuação nas escolas públicas

Átila Penha - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita e Assessoria de Comunicação SEMED
São 09:30 na escola Alegria do Saber em Canaã. Os alunos do ensino infantil, em fila, se servem de um excelente cardápio da merenda escolar. As crianças de 4 a 6 anos de idade passam pelo período de alfabetização, e, com isso, é necessário uma boa alimentação.
 
A Secretaria de Educação, sob a gestão do professor André Wilson, vem sendo destaque ao longo dos últimos meses. A atuação da pasta junto as escolas começa a levar qualidade de vida e melhor aproveitamento nas matérias escolares. Ao todo, são 24 escolas no município, sendo nove em zona rural.


 
A logística para que todas as unidades sejam abastecidas começa bem antes, na chegada dos alimentos ao centro provisório de distribuição. Lá os alimentos ficam armazenados e são despachados às escolas o mais rápido possível. O diferencial é que o município conta com uma nutricionista e uma gastrônoma que ficam responsáveis por acompanhar as escolas e treinar os colaboradores. A nutricionista Andrea Pinto da Silva explicou como acontece todos os processos.
 
"O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) já nos manda a quantidade de calorias e nutrientes que serão introduzidos na alimentação dos alunos. Essa porcentagem varia, pois temos educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, então a alimentação se adequa a faixa etária dos alunos. Todo mês nós enviamos o cardápio pronto para cada escola" explicou Andrea.


 
"Os alimentos estocáveis são recebidos e armazenados, as verduras e legumes nós pesamos e selecionamos. São muitos alimentos e os que nós não conseguimos selecionar em tempo hábil vão para as escolas e as fiscais ficam atentas, por exemplo, caso tenha alguma caixa de frutas que não esteja boa pra consumo, nós descontamos o valor. Carnes, poupas de fruta, a gente recebe, vemos a qualidade, atestamos... Tudo que vem para cá passa pelos nossos olhos. Todas as escolas contam com responsáveis para a fiscalização diária e o controle de condicionamento dos alimentos que chegam. Uma das principais novidades é a retirada de amostras de todos os alimentos servidos, que serão congeladas por 72 horas e após o período serão descartadas" afirmou a nutricionista. A medida foi tomada para que caso haja intoxicação alimentar nas crianças as amostras sejam analisadas.




 
André Wilson falou de sua satisfação com os avanços "A gente entende o compromisso com o dinheiro público, com as nossas famílias. Então, nos organizando e melhorando o lanche das crianças, ajudamos tanto na qualidade de vida, quanto no nível de aprendizagem. Hoje, por exemplo, eles não tem um lanche, eles têm um almoço. Se alimentam de arroz, feijão, carnes e frutas e então nossa Rede de Educação tem um diferencial na região."


 
Em visita feita ao Colégio Alegria do Saber, os alunos mostram perfeitamente os efeitos da reeducação alimentar. Em todas as escolas, os próprios alunos se servem de uma alimentação nutritiva e colorida, aprendendo desde cedo a não dispersar. "Depois de uma semana os alunos aceitaram muito bem, foi um ganho, o desperdício é zero. E o cardápio melhorou muito e nós temos todo cuidado com crianças alérgicas. Nós conversamos com a nutricionista e é preparado um cardápio específico para elas" disse a diretora da escola.


 
O prefeito Jeová Andrade acompanhou a visita aos alunos: "Vejo essa ação com muito otimismo, aqui nos preparamos as crianças para a vida e começamos pela barriga onde já aprendem com hábitos alimentares saudáveis, com acompanhamento de nutricionistas. Desde quando assumimos em 2013 a nossa alimentação melhorou muito e o intuito é só avançar " concluiu Jeová.
 
O secretário de educação ressaltou ainda que para o ano de 2018 fornecedores locais serão utilizados com o objetivo de introduzir o paladar regional na Rede Municipal de Ensino.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90