Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/12/2017 às 16h34min - Atualizada em 07/12/2017 às 16h34min

Em coletiva de imprensa, governo municipal anuncia o fim do turno intermediário nas escolas de Canaã

O tão criticado “turno da fome” chega ao fim em 2018. Conquista é fruto da construção de novas escolas e da perda de quase 5 mil alunos desde a implantação do Projeto S11D

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Atila Penha
O turno intermediário está eliminado em Canaã dos Carajás, de acordo com o governo municipal. O “turno da fome” sempre foi motivo de muita polêmica no município e chega ao fim em um momento em que a educação municipal vive sua melhor fase em toda a história. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (6) no gabinete do prefeito Jeová Andrade. Além do gestor municipal, o secretário de educação, professor André Wilson, os coordenadores Wallason Bendelack e Lenilda Araújo também estiveram presentes para falar sobre a agenda educacional do município, metas pedagógicas e avanços na Rede de Ensino. Vários jornalistas locais compareceram e puderam fazer perguntas ao prefeito e à equipe de educação.


 
Jeová também aproveitou a ocasião em que a imprensa esteve reunida e anunciou Gean Meirey Ferreira Santos como o titular da Secretaria de Planejamento. A pasta já existia, mas funcionava como um departamento da Secretaria de Administração. Dar vida própria e autonomia ao setor tem como objetivo, segundo Jeová, dar mais foco ao planejamento municipal e conquistar avanços por meio disso. Segundo o governo, a adição de uma nova pasta não representará aumento de custos ao município, pois o setor já existia e todos os funcionários serão os mesmos.


Secretário de planejamento Gean Meirey
 
Voltando à educação, Jeová falou sobre as conquistas da secretaria nos últimos cinco anos. De acordo com ele, ao assumir a gestão municipal em 2013, o cenário da Rede de Ensino era um verdadeiro caos: “Tivemos que fazer uma recuperação das escolas no nosso governo. Foi realmente uma reconstrução. Não tinha nem sequer quadras cobertas, os alunos e os professores de educação física penavam durante as atividades.” O prefeito fez também outros destaques na sua fala: “Educação sempre foi prioridade na nossa gestão. A meta, além de avançar na estrutura, é avançar também no ensino. A partir de janeiro, não teremos mais o turno intermediário em Canaã e temos como objetivo a implantação do turno integral em algumas escolas.” De acordo com o gestor, o fato de o aluno estar na escola o dia inteiro representará mais conforto aos pais e mais aprendizado aos jovens.


 
O professor André Wilson também falou sobre alguns avanços da pasta que dirige. O secretário destacou, como um ponto positivo, a intersetorialidade entre as pastas de governo. De acordo com o professor, quem ganha com a parceria entre as secretarias é o próprio município e a ideia é que essa relação seja mantida em 2018.
 
De forma franca, André explicou que a Rede de Ensino perdeu quase 5 mil alunos com a debandada de famílias da cidade após a implantação do Projeto S11D: “Temos pontos positivos e negativos na redução do número de alunos. Entre os positivos, mais salas de aula vagas permitiram o fim do turno intermediário em Canaã e isso representa mais qualidade de ensino. Por outro lado, menos alunos podem significar menos empregos e isso não é tão bom.”
 
Quando questionado sobre o que fez de diferente nos últimos sete meses à frente da Secretaria, o professor respondeu: “Acordei cedo! Todos os dias estou sempre em alguma escola da Rede recebendo os alunos. Acho que essa disposição é fundamental para que a gente continue avançando. Todos queremos que Canaã esteja no circuito nacional de educação e para isso precisamos ralar bastante.”


 
Já Wallason Bendelack, apresentou alguns números à imprensa local. A Rede Municipal de Educação atende hoje 16.329 alunos, incluindo nessa conta a zona rural. O coordenador também falou sobre o calendário para o ano de 2018. Confira abaixo:
 
  • Rematrícula: 20/11/2017 até 20/12/2017
 
  • Transferência interna e matrículas novas da Educação Infantil: 13/12/2017 até 10/01/2018
 
  • Transferência interna de Ensino Fundamental: 03/01/2018 até 09/01/2018
 
  • Matrículas novas (excluindo-se Educação Infantil) e rematrícula Viver e Conviver: 10/01/2018 até 31/03/2018
 
Outra novidade trazida para o próximo ano é que os alunos que moram na região das Casas Populares serão atendidos na Escola Tancredo Neves. A medida é provisória e estará em vigência até o término da construção da nova escola, que será construída no próprio bairro. A reorganização, afirma Wallason, é para garantir a qualidade de ensino.
 

Wallason e o mapa da escolas em Canaã

Lenilda Araújo acredita que para haver evolução nas séries seguintes é preciso que se tenha uma boa base: “Queremos uma Rede de Ensino de excelência e não apenas algumas escolas excelentes. O nosso propósito é que todas as escolas cresçam juntas.”


 
Outro ponto citado na reunião é a questão da distribuição gratuita dos uniformes, que continuarão a acontecer no próximo ano. Sobre o ensino superior, o prefeito Jeová afirmou que o governo está trabalhando para a implantação do polo universitário. No dia 02 de fevereiro já acontecerá a apresentação do polo educacional em Canaã. Para preparar os alunos para o ingresso em uma universidade, o governo afirmou que haverá vagas por meio de convênio para cursinhos preparatórios.
 
Unanimidade em 2017, a educação em Canaã avança a passos firmes para o futuro. Com o fim do “turno da fome” e o início do turno integral em algumas escolas, a Rede de Ensino consolida o seu status de referência em educação para toda a região.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90