Jornal In Foco Publicidade 1200x90
22/01/2022 às 00h11min - Atualizada em 22/01/2022 às 00h11min

Prefeitura de Baião, no Pará, decreta situação de emergência por causa de chuvas intensas no município

Segundo a prefeitura, a maioria dos atingidos residem na zona rural do município. Cerca de 1.200 famílias ribeirinhas estão desalojadas e 780 km de estradas vicinais estão intrafegáveis por conta da enchente.

g1 Pará

A Prefeitura de Baião, município paraense da região do Baixo Tocantins, publicou decreto nesta sexta-feira, declarando situação de emergência no município por conta das chuvas severas que têm atingido a região e provocado aumento no nível do rio Tocantins.

Parecer técnico da Defesa Civil do município aponta que os mais afetados são moradores da zona rural de Baião. Cerca de 1.200 famílias ribeirinhas estão desalojadas e aproximadamente 780 km de estradas vicinais estão intrafegáveis por conta dos alagamentos.

As localidades atingidas são: zona urbana, mais de 40 comunidades ribeirinhas, vilas que ficam à beira de estradas, assentamentos, área rural da PA-15, área Magalhães Barata Colônia e Colônia da PA-151.

Mais de 200 famílias residentes na sede do município foram atingidas.  — Foto: Defesa Civil de Baião

Mais de 200 famílias residentes na sede do município foram atingidas. — Foto: Defesa Civil de Baião

Mais de 200 famílias residentes na sede do município foram atingidas. — Foto: Defesa Civil de Baião

A prefeitura informou que a enchente têm prejudicado o escoamento da produção agrícola e pecuária, bem como o acesso das comunidades a serviços essenciais como de saúde e segurança pública. A situação tem se agravado desde o dia 15 de janeiro desse ano.

Estruturas em espaços da cidade foram comprometidas pela devastação da água. De acordo com a prefeitura foram danificados, até o momento, mais de 31 pontes, 14 trapiches, 18 escadarias e drenagem de várias ruas.

Mais de mil famílias ribeirinhas estão desalojadas.  — Foto: Defesa Civil

Mais de mil famílias ribeirinhas estão desalojadas. — Foto: Defesa Civil

Mais de mil famílias ribeirinhas estão desalojadas. — Foto: Defesa Civil

Cerca de 19.650 pessoas já foram afetadas indiretamente pela enchente no município. Desse total, 240 famílias residem na área urbana, 4.800 famílias estão isoladas na zona rural e 1.200 famílias ribeirinhas desalojadas.

Estradas também estão comprometidas. Aproximadamente 780 km de vicinais estão com trechos submersos ou com atoleiros e erosões. Algumas também apresentam deslizamentos de terra nas encostas do rio, próximo à áreas ocupadas por casas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90