Jornal In Foco Publicidade 1200x90
17/01/2022 às 18h17min - Atualizada em 17/01/2022 às 18h17min

Balsa começa a atravessar veículos e pedestres, após acidente na ponte de Outeiro, distrito de Belém

Traslado é gratuito para a população e parte do final da 7ª rua, em Icoaraci.

g1 Pará

Uma balsa do governo do Pará começou a fazer a travessia de veículos e pedestres em Outeiro, em Belém, após embarcação colidir com estrutura da ponte que dá acesso ao distrito nesta segunda-feira (17).
 

O traslado é gratuito para a população e está partindo do final da 7ª rua, em Icoaraci, área continental de Belém, até a ilha de Outeiro.

O acidente ocorreu quando a embarcação passava por baixo da ponte. O pilar central caiu, o que provocou rachadura na pista. Até à tarde, o local continuava isolado por medida de segurança.

Em nota, o governo informou que a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Científica, Polícia Civil, Detran, Arcon, Secretaria de Estado de Transporte e Corpo de Bombeiros estão mobilizados para avaliar os danos causados na estrutura da ponte.
 

Pela manhã, o secretário Adler Silveira, da SETRAN, sobrevoou a área com o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).

Segundo a nota, uma sala de situação foi montada pela Segup no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) envolvendo órgãos de segurança, do estado e do município, para gerenciar as atividades no local do acidente.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, envolvendo Grupamento Marítimo, peritos, vistoriadores, e a defesa Civil Municipal, foram enviadas ao local para avaliar a situação

A Capitania dos Portos também enviou uma equipe ao local e deve instaurar "inquérito administrativo para apurar possíveis causas e responsáveis pelo ocorrido".

Um ferry boat está sendo disponibilizado à população e os ônibus da área estão com itinerários alterados - veja mais abaixo.

Em uma rede social, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) informou que o Estado vai assumir as providências, sem detalhar quais.

 

"Este lamentável evento comprometeu a continuidade do uso da ponte de Outeiro. Secretaria de Transporte, Corpo de bombeiros, Centro de Perícias, Secretaria de Segurança Pública, estão todos mobilizados para avaliar os danos", afirmou o governador.

 

Ponte de Outeiro está com trânsito de veículos e pedestres proibido  — Foto: TV Liberal/Reprodução

Ponte de Outeiro está com trânsito de veículos e pedestres proibido — Foto: TV Liberal/Reprodução

Ponte de Outeiro está com trânsito de veículos e pedestres proibido — Foto: TV Liberal/Reprodução

Centenas de pessoas vivem no distrito e ficaram preocupadas. O trânsito de veículos foi interrompido no início da manhã e os moradores atravessaram a ponte a pé. Mais tarde, no meio da manhã, a passagem de pedestres também foi proibida.

A prefeitura de Belém informou que registrou um boletim de ocorrência. Segundo o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), que também é arquiteto, o pilar da ponte caiu totalmente, mas a ponte não ruiu. No entanto, é avaliado se é possível recuperar a estrutura onde o pilar cedeu.

Pedestres se arriscaram passando a pé pela ponte de Outeiro, após tráfego de veículo ser interrompido  — Foto: TV Liberal/Reprodução

Pedestres se arriscaram passando a pé pela ponte de Outeiro, após tráfego de veículo ser interrompido — Foto: TV Liberal/Reprodução

Pedestres se arriscaram passando a pé pela ponte de Outeiro, após tráfego de veículo ser interrompido — Foto: TV Liberal/Reprodução

Segundo a prefeitura, o transporte coletivo também teve o itinerário alterado, com ônibus circulares na ilha e outros indo até Icoaraci.

Antes, o ônibus fazia a travessia completa da área continental da capital até os bairros da Ilha de Outeiro.

Balsa foi disponibilizada para pedestres e motoristas em Outeiro  — Foto: Redes sociais/Reprodução

Balsa foi disponibilizada para pedestres e motoristas em Outeiro — Foto: Redes sociais/Reprodução

Balsa foi disponibilizada para pedestres e motoristas em Outeiro — Foto: Redes sociais/Reprodução

Ponte de Outeiro, em Belém, teve tráfego de veículos interrompido  — Foto: Álvaro Ribeiro /TV Liberal

Ponte de Outeiro, em Belém, teve tráfego de veículos interrompido — Foto: Álvaro Ribeiro /TV Liberal

Ponte de Outeiro, em Belém, teve tráfego de veículos interrompido — Foto: Álvaro Ribeiro /TV Liberal

"A Superintendência de Mobilidade fez alteração na rede de transporte de Outeiro, com implantação de linhas circulares que interliguem os bairros com os pontos de travessia hidroviária localizada no final da praia da Brasília"'. E "implantação de ponto de embarque/desembarque do transporte público de ônibus no final da 7ª rua de Icoaraci"

Até o início da tarde desta segunda, as equipes estavam no local avaliando a estrutura e não foi detalhado quais riscos existentes no local, nem o tempo estimado de recuperação da ponte.

Não foram informados também detalhes sobre as circunstâncias do acidente e se a embarcação que bateu no pilar seguiu viagem ou se foi abordada por autoridades.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90