Jornal In Foco Publicidade 1200x90
11/01/2022 às 20h08min - Atualizada em 11/01/2022 às 20h08min

Jato russo fez pouso 'secreto' em Belém de madrugada

Um vídeo, compartilhado nas redes sociais, mostra o avião pousando no Aeroporto Internacional de Belém e o fantástico som de seus motores. A passagem foi rápida: apenas uma hora e meia.

Dol
 

Novamente, um trijato russo passou por Belém, desta vez “em segredo”, na madrugada desta terça-feira. O avião em questão, um Tupolev Tu-154M, passou no Brasil pela última vez em 2020, e voltou desta vez de maneira discreta, exceto pelo barulho dos seus três motores Soloviev D-30KU-154, similar ao que equipa o caça interceptador MiG-31, um dos mais rápidos do mundo.

O jato que passou na capital paraense foi fabricado na Rússia e serve ao FSB –Federal’naya Sluzhba Bezopasnosti – ou serviço federal de segurança da Rússia. O FSB não é nada mais nada menos que o sucessor da antológica KGB.

A KGB era a agência de inteligência soviética, cumprindo ações similares ao que fazem os americanos FBI e CIA, ou os órgãos brasileiros ABIN e Polícia Federal. Com o fim da União Soviética, ela foi desmembrada e virou a FSB (equivalente ao FBI com atuação doméstica) e o SVR (similar à CIA com atuação internacional).

A rota que a aeronave fez agora é compatível com a da última visita: escala técnica no Brasil para seguir para a Venezuela e depois Cuba.

Não há informações do que o jato soviético levava, mas a parada em Belém foi curta, de apenas 1 hora e 30 minutos. Dados do aplicativo FlightRadar24 mostram que o avião apareceu na Tunísia vindo para a América do Sul, e depois só reapareceu após decolar de Caracas, rumo à Cuba.

O vídeo abaixo, do spotter César Cardoso, mostra o avião pousando no Aeroporto Internacional de Belém  e o fantástico som de seus motores, que sem sombra de dúvidas acordou alguns paraenses nesta madrugada.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90