Jornal In Foco Publicidade 1200x90
20/12/2021 às 09h09min - Atualizada em 20/12/2021 às 09h09min

Viajar no fim de ano exige cuidados com o veículo

Antes de pegar a estrada para comemorar o Natal ou Ano Novo , é preciso deixar o carro com a manutenção garantida e em perfeito funcionamento. Saiba o que fazer para evitar dores de cabeça na estrada

Dol

Com as festas de final de ano, muitas pessoas devem viajar de carro ao interior ou balneários do Estado para aproveitar a folga ou visitar a família. Por isso, antes de pegar a estrada, é preciso garantir a segurança e manutenção do seu veículo e garantir celebrações tranquilas.

O supervisor nacional de compras e varejo da RR Pneus, Fábio Pontes, destaca que a verificação dos pneus, freios, suspensão e faróis, além da troca de óleo e filtros são os itens que precisam ser avaliados periodicamente e sempre antes de seguir para qualquer viagem. “A indicação é fazer uma revisão completa a cada cinco ou oito mil quilômetros rodados, isso para quem utiliza muito o veículo. Para quem não tem tanto costume de dirigir, o indicado é fazer uma revisão a cada seis meses”, orienta

O vendedor Alex Souza utiliza o veículo diariamente para trabalhar e a cada seis meses faz a manutenção veicular preventiva. Ele conta que certa vez se deu mal quando não seguiu as orientações dos profissionais que o advertiram para trocar o pneu. “Em uma ocasião, o mecânico percebeu um problema em um dos pneus e que poderia danificá-lo. Na hora eu não pude trocar e viajei mesmo assim. Durante o percurso um dos pneus estourou e na sequência os outros também, tive que dar meu jeito para trocá-los”, lembra.

LEIA TAMBÉM:

Feliz 2022 no paraíso! Roteirão para passar a virada no Pará 

Parque do Utinga: conheça as riquezas naturais do local

 

Dê atenção para o motor

A motorização de um veículo é um ponto muito importante e merece atenção diária. O ideal é ficar de olho sempre que usar o carro — e isso envolve observar seu desempenho e possíveis barulhos e/ou ruídos. Além disso, atente para a emissão de fumaça, pois ela pode sinalizar problemas maiores e que devem ser prevenidos.

Calibre os pneus

Esse é outro cuidado simples e que você pode adotar sem grandes dificuldades. Para quem não sabe, ter os pneus calibrados é uma forma de aumentar a durabilidade deles. Isso acontece porque ele passa a se desgastar de forma regular e lenta, então é importante evitar andar abaixo da calibragem recomendada. Caso não saiba qual é o calibre que deve manter, consulte o manual do seu veículo e descubra sem grandes dificuldades.

Observe o consumo de combustível

O consumo de combustível é outro ponto que merece atenção diária. É bom ficar de olho se tem a quantidade necessária para se deslocar. Esse ponto é importante considerando que um tanque vazio é mais propenso ao acúmulo de sujeira e outras impurezas. Isso pode parecer pouco significativo, mas pode trazer grandes problemas para o seu funcionamento (principalmente a médio e longo prazo). Sem contar, ainda, que pane por falta de combustível é fator passível de multa.

Esteja atento aos freios

Os freios são importantíssimos quando o assunto é o bom funcionamento de um carro. Para isso, esteja de olho em qualquer ruído ou barulho sempre que precisar acioná-los. Por mais que passe despercebido para alguns, esse barulho pode revelar algum problema no disco ou na pastilha.

Tenha cuidado com a maneira de dirigir

A forma como dirigimos pode influenciar diretamente na deterioração ou cuidado com o carro. Por isso, ter cautela, prudência e direção defensiva na hora de conduzir são apenas alguns exemplos de como cuidar bem do seu carro. Dirigir sem cuidado é mais um hábito que pode parecer despretensioso, mas ajuda a desgastar a embreagem e outras peças.

Cheque o volume de água e óleo

Olhar e verificar o nível de água e óleo é um cuidado muito importante, pois garantem que ele funcione conforme foi programado. Quando for realizar essa checagem, uma alternativa é olhar também o sistema de arrefecimento (o radiador). Assim você garante que o funcionamento aconteça da melhor forma possível.

Consulte sua oficina de confiança

A cada 8 mil quilômetros, é preciso fazer uma revisão geral no veículo, necessária também para quem for pegar a estrada. Manter o carro com peças em dia, além de alinhado e balanceado é indispensável.

(Com informações do site instacarros.com)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90