Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/12/2021 às 20h30min - Atualizada em 07/12/2021 às 20h30min

Aldo Sena lança novo disco em show neste domingo

Nome fundamental da guitarrada, Aldo mostra ao público o EP Guitarra Tropical.

g1 Pará

Os ritmos quentes da Amazônia têm seus alquimistas. Aldo Sena é um desses mestres que há décadas colocam todo mundo para dançar. A inesgotável inventividade do músico conduz seu mais novo trabalho, o EP Guitarra Tropical, que será lançado em show neste domingo, 12, no Apoena, em Belém.
 

Aldo Sena é um dos guitar heroes do Brasil. O músico integra a tríade fundamental da guitarrada paraense, ao lado de Mestre Vieira e Mestre Curica. Aldo conheceu a música ao acompanhar seu pai nas festas pela pequena Igarapé-Miri, sua cidade natal.
Em 1984 gravou o primeiro disco. “Foi um grande sucesso de venda no Brasil. De lá pra cá, não parei mais. Visitei quase todas as cidades do interior do nosso estado, e fiz muitas turnês pelo país, principalmente pelo nordeste. Nossa música, graças a Deus, é muito bem aceita”, diz.
 

Com mais de 20 discos lançados em 40 anos de carreira, técnica original e peculiar na guitarra fez com que fosse reconhecido como um dos maiores guitarristas paraenses, e foi fundamental para a consolidação da Lambada e da Guitarrada ainda nos anos 1980.
Aldo Sena acumulou inúmeros sucessos ao longo de sua carreira como "Solo de Craque", "Lambada Complicada", “Melô do Tibúrcio", "Cercando Frango", "Lambada Classe A", "Lambada dos Brasileiros", entre outros.

Em 2003, protagonizou, ao lado de Mestre Vieira e Mestre Curica, o projeto “Mestres da Guitarrada”, que revelou para o Brasil e para o mundo o gênero musical genuinamente paraense, influenciando a produção musical de toda uma nova geração de musicistas e compositores em todo o país.
 

“Aldo Sena compõe aquela trinca de Mestres da Guitarra que contribuíram para essa arrancada da música paraense de raiz que veio dar no que temos hoje. Hoje tem gente tocando guitarrada em todo o Brasil.
Aldo é endeusado no nordeste, chega lá e dá autógrafo. Aqui no Pará, acho que a gente ainda não tem noção de quem é o Aldo”, diz Ná Figueredo, produtor e criador do selo Na Music, que lança o novo disco.
 

Som Tropical

“Guitarrada Tropical” explica no título a que veio. O disco traz em seu repertório instrumental a reconhecida habilidade e criatividade de Aldo, constituindo-se num disco muito dançante e alegre, com releituras dos ritmos que caracterizam a guitarrada, como carimbó, lambada, cúmbia e merengue.
 

“Esse novo disco é manutenção do trabalho do artista. Ele sempre está criando coisa nova, é muito criativo. Quando ele voltou no Ceará recentemente, me procurou. Eu já havia lançado trabalhos com o Aldo. Esse trabalho está muito bom e minha ideia é lançar um vinil do Aldo. Ele é um dos esteios de sustentação que levou a essa visibilidade do cenário contemporâneo da música paraense”, celebra Na Figueredo.
 

O álbum conta com 13 faixas instrumentais, gravadas nos estúdios do selo Na Music, com produção musical de Marcel Barreto. “Aldo é um professor, que mostra que a guitarrada é um estilo muito criativo. Ele também me deu a liberdade para sugerir novos timbresa, novos arranjos, então esse disco vem cheio de frescor”, diz Marcel.
 

O projeto, contemplado com o edital Música das Cidades, da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult-PA) e financiado através da Lei Aldir Blanc, contou com a Coordenação de Produção de Pedro Vianna, Produção Executiva de Narjara Oliveira e Direção de Arte de Ná Figueredo.

Serviço

Aldo Sena lança novo EP, Guitarra Tropical, neste domingo, 12, às 19h, no Apoena, na avenida Duque de Caxias, 450.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90