Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/12/2021 às 09h14min - Atualizada em 07/12/2021 às 09h14min

Vídeo ensina a prevenir a contaminação da pimenta-do-reino

Embrapa

A contaminação da pimenta-do-reino pela bactéria Salmonella sp pode se dar em diferentes etapas da produção. Mas com boas práticas e atividades simples e acessíveis é possível evitar e melhorar a qualidade do produto. Este é o conteúdo do novo vídeo lançado pela Embrapa Amazônia Oriental, com o apoio da empresa Tropoc, para orientar produtores e técnicos sobre medidas de prevenção da contaminação da pimenta paraense.

O Pará é o segundo maior produtor nacional de pimenta-do-reino com uma produção de 36 mil e 156 toneladas, em 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As maiores produções se concentram nos municípios de Tomé-Açu, Baião, Mocajuba, Igarapé-Açu e Capitão Poço, e envolvem, principalmente, agricultores familiares.

Os especialistas afirmam que a contaminação pela bactéria pode acontecer na colheita, pós-colheita até nos containers para exportação. Mas com boas práticas e atividades simples e acessíveis é possível evitar e melhorar a qualidade do produto. Uma delas é cercar a área de secagem dos grãos para evitar o contato com pequenos animais.

O vídeo é um dos produtos que fortalece as ações do grupo de trabalho interinstitucional de pimenta-do-reino, instituído em 2019 pelo Governo do Pará, que tem como objetivo socializar e disseminar boas práticas de cultivo da pimenta-do-reino para todo o segmento produtivo do Estado. O grupo é composto pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap)Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Embrapa Amazônia Oriental, Secretaria de Desenvolvimento, Mineração e Energia (Sedeme), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará)Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), Associação dos Exportadores e Produtores de Pimenta-do-Reino (Abep) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Ana Laura Lima (MTb 1268/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

boas-praticas,  pimenta-do-reino,  salmonella,  prevencao

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90