Jornal In Foco Publicidade 1200x90
15/11/2017 às 11h15min - Atualizada em 15/11/2017 às 11h15min

Indicações aprovadas, críticas ao governo e troca de farpas entre vereadores. Saiba como foi a 36ª Sessão Ordinária

Sessão teve ainda apresentação do Projeto Bombeiro Mirim e Projetos de Lei aprovados

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
Os trabalhos do legislativo estão na reta final em 2017. A 36ª Sessão aconteceu nesta terça-feira (14) e contou com um bom público. Os vereadores presentes usaram a tribuna para falar de suas indicações ao executivo, prestar contas do seu mandato e expor as suas opiniões para o público. Os vereadores Anderson Mendes (PTB), João Nunes (PMDB) e Dionísio Coutinho (PSC) não estiveram presentes na sessão. O pleito ficou marcado por duras críticas dos parlamentares ao governo municipal, principalmente das bancadas do PDT e PHS. Outro momento que chamou a atenção na noite, foi a troca de farpas entre Vânia Mascarenhas (PDT) e o presidente Junior Garra (PR).
 
No final da sua fala durante o Grande Expediente, Vânia fez uma cobrança indiscreta ao presidente da casa. De acordo com a legisladora, o equipamento multimídia utilizado nas sessões está em condições ruins e precisa urgentemente de manutenção: “Presidente, esses equipamentos estão muito ruins. Ou dá manutenção neles ou toca fogo. Eu gosto mesmo é que toque fogo.”


"Ou faz a manutenção desses equipamentos ou toca fogo logo. Eu gosto mesmo é que toque fogo."
 
Visivelmente incomodado pela fala, Junior Garra retrucou dizendo que o equipamento instalado na Casa pela última gestão era muito ruim e que o mais correto, para um breve futuro, seria a troca: “Esse equipamento instalado pelo último presidente, além de muito caro é muito ruim. Em Parauapebas é bem mais barato e tudo funciona melhor.” O último presidente do legislativo foi o ex-vereador, presidente do PDT e esposo de Vânia Mascarenhas, Jean Carlos.


Junior Garra: "Equipamento foi caro e é muito ruim."

A pedetista, irritada com a crítica, pediu a fala durante as Explicações Pessoais e partiu para cima do presidente da casa: “Nada funciona sem a devida manutenção, senhor presidente, os equipamentos não são diferentes. Foi com o Jean Carlos que as sessões passaram a ser transmitidas ao vivo para milhares de pessoas. Tudo o que pedi foi manutenção. Ele vai prestar contas do mandato dele e o senhor também.”
 
Deixando as intrigas de lado, o Grande Expediente teve ainda o brigadista Ademar Garcia falando sobre o Projeto Bombeiro Mirim. A iniciativa acontece pela parceria com o Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) e foi aprovado pela Câmara Municipal. Ademar fez uma pequena prestação de contas do que vem sendo feito no projeto. Alguns dos beneficiados do programa estiveram presentes na sessão e mostraram um pouco do que vem sendo ensinado durante as aulas realizadas no Centro Comunitário do Residencial Canaã: “Essa Casa de Leis produz sonhos, leis para melhoria de Canaã dos Carajás. É indiscutível. Hoje nós estamos muito felizes por ter conseguido tirar do papel esse projeto social de resgatar valores.” A mãe de um aluno do projeto usou parte do tempo disponível para falar sobre a evolução do filho após o Bombeiro Mirim. De acordo com ela, o jovem está aprendendo a ser uma pessoa melhor, graças ao programa.




 
Já Baiano do Hospital (PHS) criticou duramente as casas abandonadas no Residencial Canaã: “O que pude observar nas Casas Populares é um absurdo. As residências inabitadas viraram esconderijo para bandidos. Nós temos que ver essa calamidade. Vamos doar essas casas abandonas para quem, de fato, precisa!” Enquanto o vereador desabafava, fotos feitas do interior das casas mostravam portas quebradas, janelas roubadas e ainda vasos e pisos completamente destruídos. “Acho que a Secretaria deveria doar essas casas para as pessoas que tanto precisam!”


 
Projetos de Lei Aprovados
 
Dois Projetos de Lei foram aprovados por unanimidade:
 
Projeto de Lei 017/2017 de autoria do Executivo, que dispõe sobre o aumento da quantidade de bolsas de estudo concedidas pelo governo para estudantes universitários.


 
Projeto de Lei 047/2017 de autoria do Executivo, que dispõe sobre a doação de área pública municipal para a instalação da Escola Estadual de Ensino Médio de Canaã dos Carajás.
 
Indicações aprovadas
 
Duas indicações ao Executivo também foram aprovadas de forma unânime pelos legisladores:
 
Indicação 094/2017, de autoria de Junior Garra, pede ao executivo que faça a reforma do Cemitério Municipal Santa Madalena, localizado no centro da cidade.


 
Indicação 096/2017, de autoria de Walter Diniz (PMDB), pede ao executivo que faça a melhoria da sinalização das lombadas eletrônicas.
 
A 37ª Sessão está marcada para a próxima quarta-feira (22).


Sessões agora são reproduzidas em libras e transmitidas ao vivo pelo Facebook. A iniciativa é do presidente
Junior Garra visando a inclusão dos deficientes auditivos e permitindo que todos acompanhem os trabalhos

do legislativo canaense.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90