Jornal In Foco Publicidade 1200x90
01/12/2021 às 09h05min - Atualizada em 01/12/2021 às 09h05min

Mais de mil alertas de casos de Covid-19 são emitidos nas escolas de Belém

O balanço foi divulgado nesta terça-feira (30) e aponta o monitoramento de casos de Covid-19 nas instituições de ensino municipais. Por g1 Pará — Belém

G1 Pa

Após o retorno das aulas presenciais em Belém, que ocorreu no dia 27 de setembro deste ano, a prefeitura divulgou nesta terça-feira (30) o balanço do monitoramento de casos de Covid-19 nas escolas municipais. Ao longo de 73 dias analisados, foram emitidos 1.049 alertas de casos suspeitos em 58 escolas.

Dos 1.049 alertas recebidos, a investigação epidemiológica indicou 111 casos, que preenchiam os critérios para a coleta das amostras para realização do teste de RT-QPCR.

De acordo com as análises, 17 casos deram positivo para a Covid-19, o que corresponde a 15,3% das amostras coletadas. Dos casos positivos, 14 são de trabalhadores da educação e três são estudantes.

A prefeitura de Belém afirma que os pacientes confirmados estão em acompanhamento e evoluíram sem a necessidade de internação. Estão aguardando a liberação de resultado 18, ou seja, 16,2% dos casos suspeitos.

Segundo a Secretaria Municipal da Sáude (Sesma), as amostras biológicas dos casos suspeitos foram coletadas em domicílio por uma equipe do órgão e encaminhadas para análise no Laboratório Central (Lacen).

 

Rede privada

 

No mesmo período do monitoramento, foram registrados surtos que ocorreram em escolas que não integram a rede privada de ensino da capital.

Foram confirmados casos em uma escola privada de ensino fundamental e médio, que emitiu alerta à Sesma apenas quando 15 estudantes já apresentavam quadro de saúde suspeito à doença, como afirmou o órgão.

Ao final da investigação, foram confirmados 12 casos em turmas do primeiro ano, três nas do segundo ano e dois casos no ensino fundamental, sendo um destes identificado como infecção pela variante Delta (AY.4).

Outro surto ocorreu em uma unidade de ensino fundamental bilíngue. O alerta foi emitido somente sete dias após o aparecimento do primeiro caso. A investigação confirmou 13 casos da Covid-19 entre crianças.

A Sesma afirma que todos esses casos confirmados foram acompanhados pela equipe epidemiológica e evoluíram sem a necessidade de internação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90