Jornal In Foco Publicidade 1200x90
23/11/2021 às 17h25min - Atualizada em 23/11/2021 às 17h25min

CANAÃ INTELIGENTE: Avanços tecnológicos serão debatidos na Terra Prometida

- Jornal In Foco

A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás promove nesta terça-feira (23), o evento Smart City / Iara, que apresentará os avanços do programa de desenvolvimento tecnológico de Canaã dos Carajás. O encontro acontece no auditório da sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, às 16h, e  terá a  participação do Secretario Nacional de Empreendedorismo e Inovação, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, além de autoridades e acadêmicos de todo o país.

Na oportunidade, serão apresentados à comunidade  quatro projetos tecnológicos aplicados à Canaã dos Carajás, visando aprimorar a gestão pública e melhorar a vida do cidadão. As quatro aplicações piloto foram desenvolvidas por pesquisadores da Universidade federal do Pará (UFPA), que possui convênio com a prefeitura do município, por meio do Fundo de Desenvolvimento Sustentável. Elas estão sendo validadas em Provas de Conceito (PoCs), que serão realizadas no município, com uma amostra do público final, para que sejam feitos eventuais ajustes.

As primeiras aplicações são: o monitoramento remoto de medidas de saúde de pacientes sendo atendidos pelo SUS em smartwatchs; um sistema para o acompanhamento do cumprimento do código de posturas; um sistema de reconhecimento facial para alunos que utilizam o transporte escolar; e uma aplicação para detecção de lixo com uso de visão computacional.

O que é o programa Smart City?

O projeto Smart City em Canaã é coordenado por meio do convênio 02/2020, firmado da prefeitura de Canaã com a Universidade Federal do Pará (UFPA), com a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo.

O objetivo é utilizar ferramentas modernas, como a Inteligência Artificial, na formulação de políticas públicas, além de estimular a criação de Start Ups (empresas jovens de tecnologia que possuem conhecimento técnico e são financiados para executar seus projetos) que vão auxiliar o município na diversificação econômica e na geração de empregos, sobretudo para os jovens.

O projeto ainda prevê qualificação voltada para a área de tecnologia – como o curso de programação em phyton, recentemente realizado – e discussões acerca da tecnologia, para incentivar jovens a trilharem esse caminho profissional, e eventualmente empreenderem nessa área. Vale destacar que a economia da tecnologia gera renda e empregos, e não depende necessariamente de infraestrutura logística para se desenvolver.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90