Jornal In Foco Publicidade 1200x90
23/11/2021 às 16h54min - Atualizada em 23/11/2021 às 16h54min

Evento “Embrapa na Era da Agricultura Digital” acontece no próximo dia 25

Embrapa

Embrapa Agricultura Digital (Campinas, SP) realiza no dia 25 de novembro, a partir das 9h, evento on-line com lançamentos e a apresentação de iniciativas de fomento à inovação para a transformação digital no campo. A programação também terá um webinar que vai abordar soluções geradas em parceria com o setor produtivo utilizando, por exemplo, tecnologias como blockchain e a Plataforma AgroAPI.

O evento “Embrapa na Era da Agricultura Digital” será transmitido no canal do YouTube e contará com a presença de representantes da diretoria-executiva da Embrapa e dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Ciência, Tecnologia e Inovações, além de autoridades do estado de São Paulo.

O centro de pesquisa está completando 36 anos de fundação neste mês de novembro, momento que também marca a alteração do seu nome síntese para Embrapa Agricultura Digital. “Este evento é também mais uma oportunidade para reforçarmos o reposicionamento da Unidade, alinhado ao contexto atual de transformação digital na agropecuária, que é seu foco de atuação”, ressalta a chefe-geral Silvia Massruhá.

Uma das novidades será o lançamento do estudo que visa subsidiar a criação do corredor tecnológico de São Paulo, formado pelo eixo que liga os municípios de Jaguariúna, Campinas, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto. O estudo apresenta um mapeamento e diagnóstico do ecossistema de inovação agropecuária na região e deverá servir de insumo para a construção compartilhada de estratégias de governança e desenvolvimento.

O evento terá ainda a apresentação da vertente agro da Rede GO FAIR Brasil, uma iniciativa internacional que tem como missão promover o compartilhamento e a gestão de dados de pesquisa apoiados nos princípios FAIR (encontráveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis). A implementação da Rede GO-FAIR Agro Brasil será liderada pela Embrapa em conjunto com universidades e instituições de pesquisa ligadas às ciências agrárias. Entre os principais objetivos está incentivar pesquisas sobre repositórios, padrões, metodologias e políticas de acesso a dados.

Data center científico e Coworking

A nova infraestrutura de data center instalada na Embrapa Agricultura Digital também será apresentada no evento do dia 25. Neste ano foi concluída a construção e expansão do data center, que permitiu dobrar a capacidade de hospedagem de equipamentos de alto desempenho para armazenamento e processamento de grandes volumes de dados científicos.

data center vai atender projetos de pesquisa de outras Unidades da Embrapa, além de beneficiar programas nacionais como o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) e o TerraClass Amazônia e Cerrado. Será inaugurado, ainda, o espaço Coworking da Embrapa Agricultura Digital, um ambiente planejado para o trabalho cooperativo e de cocriação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com empresas e instituições parceiras.

Webinar sobre inovações para o setor produtivo

Como parte da programação, acontece a partir das 10h o webinar "Embrapa Agricultura Digital na transformação do agro brasileiro", que vai apresentar experiências recentes de pesquisas e inovações geradas em parceria com o setor produtivo. Um dos exemplos é o sistema de rastreabilidade baseado em tecnologia blockchain aplicado à cadeia produtiva da cana-de-açúcar, desenvolvido no âmbito da cooperação técnica da Embrapa Agricultura Digital com a Usina Granelli. Quem vai falar sobre o tema será o pesquisador Alexandre de Castro e a diretora jurídica da usina, Mariana Granelli.

A consultora Walkiria Sassaki, sócia da empresa Argustech, vai apresentar a experiência no uso de dados da Plataforma AgroAPI Embrapa em soluções ofertadas para o agronegócio. Outra parceira da Embrapa é a IZAgro, startup que possui uma plataforma com informações e alertas para agricultores de todo o Brasil. O fundador da empresa, Murilo Bettarello, e o analista de PD&I da Embrapa Agricultura Digital Glauber Vaz vão falar sobre o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias digitais.

webinar também terá a participação da pesquisadora Juliana Yassitepe que vai abordar o uso da tecnologia Crispr para edição gênica e transformação genética em milho, trabalho realizado junto ao Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC), uma parceria entre a Embrapa e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Embrapa Agricultura Digital

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-5700

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agricultura-digital

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90