Jornal In Foco Publicidade 1200x90
12/11/2021 às 21h17min - Atualizada em 12/11/2021 às 21h17min

Polícia Civil do Pará alerta para golpes na Black Friday

A orientação é pesquisar sobre o site, empresa ou prestador de serviço antes de efetuar qualquer compra

Dol
 

Este ano, o dia oficial da "Black Friday" será no dia 26 deste mês, porém, as promoções já estão sendo anunciadas em lojas físicas e virtuais, aumentando assim a expectativa dos consumidores. Produtos como eletrônicos, eletrodomésticos e pacotes de viagens turísticas estão entre as ofertas mais buscadas pelos consumidores. O período é bom para os negócios, entretanto, todos precisam estar em alerta e se prevenir de golpes que são comuns neste período. 

A Polícia Civil do Pará alerta sobre a importância de pesquisar sobre o site, empresa ou prestador de serviço antes de efetuar qualquer compra, fechar um negócio, assinar um contrato ou qualquer outro documento, seja de produtos, financiamentos ou prestação de serviços. 

"Nesse período, é muito comum as pessoas receberem várias ofertas de produtos, porém, durante as compras algumas fazem o pagamento e nunca recebem o que pediram, outras compram determinado produto e recebem algo totalmente diferente do que lhe foi oferecido. Portanto, precisamos avaliar tudo aquilo que estamos comprando. Pesquise bem antes, avalie sobre o fornecedor que está fazendo a oferta. Nem tudo é de fato um bom negócio, pois infelizmente muitos criminosos aproveitam esse período para aplicar golpes", informou o delegado Neyvaldo Silva, titular da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE). 

Dicas

Para delegado Neyvaldo Silva, uma dica importante principalmente nas compras virtuais é para que o consumidor evite o uso de boletos bancários, pois após o pagamento é muito mais difícil recorrer e obter o valor investido. Uma opção pode ser o cartão de crédito, o qual ainda se pode recorrer e buscar o ressarcimento, caso seja vítima de fraude. 

Alerta

- Suspeite de promoções incríveis, relâmpagos e com valor desproporcional - Suspeite de lojas que oferecem pagamento apenas por boletos - Analise o nome da página ou perfil que divulgou a promoção  - Analise produtos oferecidos por meio de links, SMS ou aplicativo de mensagem.  - Procure erros ortográficos, que são alguns dos indícios que apontam para a possibilidade de ser uma tentativa de golpe. - Desconfie de ofertas feitas por meio de ligações.  - Sempre confirme a veracidade das informações antes de fechar qualquer negócio.  -Desconfie de ofertas feitas por supostas agências bancárias, de preferência, vá até o local. 

Denúncias

A Polícia Civil orienta que as vítimas desse tipo de crime procurem as delegacias especializadas e registrem o boletim de ocorrência para que as investigações sejam iniciadas e os criminosos identificados.

As vítimas podem realizar as denúncias na Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), que está localizada na Avenida Senador Lemos nº1055, no bairro do Telégrafo. Em casos de crimes virtuais, também pode se direcionar a Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos, que fica na Delegacia Geral da Polícia Civil, na Avenida Governador Magalhães Barata, nº 209. Bloco D (2º piso) ou pela Delegacia virtual - https://www.delegaciavirtual.pa.gov.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90