Jornal In Foco Publicidade 1200x90
04/11/2021 às 17h30min - Atualizada em 04/11/2021 às 17h30min

Presidente da Alepa assume governo do Pará enquanto governador participa de conferência da Cop-26, na ONU

Transmissão do cargo foi publicada hoje no Diário Oficial. Helder Barbalho cumpre agenda no exterior.

G1 Pa

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Francisco Melo (MDB), conhecido como Chicão, assume nesta quinta-feira (04) o cargo de governador. Ele fica como chefe do estado até o próximo dia 11. A transmissão de cargo foi publicada no Diário Oficial do Pará.

Helder Barbalho se afasta do cargo para cumprir agenda oficial em Glasgow, na Escócia, onde participa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Cop-26).

Uma das ações que o Estado deve apresentarna conferência como meta máxima será a compensação de emissão de carbono, medida também conhecida como 'carboneutralização' (CO² neutro). O Pará é líder em emissão de gases de efeito estufa no Brasil, sendo o desmatamento responsável por 85% e a agropecuária por 10%. Um decreto com diretrizes de bioeconomia também será apresentado na Cop 26 pelo governo do Pará.

No sábado (6), Helder participará de dois eventos e, em um deles, ogestor paraense discursará sobre a implementação das chamadas soluções baseadas na natureza, política climática e captação de recursos.

No mesmo dia, deve ser celebrado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Consórcio Amazônia Legal e a instituição Emergent, com o objetivo de trazer mais um colaborador internacional para auxiliar a redução do desmatamento na Amazônia e os benefícios financeiros que esta performance pode trazer aos estados.

No domingo (07), o Pará deve ser anunciado como membro efetivo da Coalizão Under2º, grupo de estados subnacionais que busca soluções para a mitigação e a adaptação climática, com membros de todo o planeta.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90