Jornal In Foco Publicidade 1200x90
27/10/2021 às 09h30min - Atualizada em 27/10/2021 às 09h28min

Ilha com vegetação de mangue nasce debaixo da ponte de Mosqueiro, em Belém

A "nova ilha" se estende por pelo menos 200 metros da ponte a partir do meio da estrutura, no Furo das Marinhas. A vegetação está tão desenvolvida que alcança o muro de proteção da ponte.

G1 Pa

Quem passa pela ponte Sebastião R. de Oliveira para chegar ao distrito de Mosqueiro, em Belém, percebe que um banco de areia se formou na zona central do furo das Marinhas. A vegetação está tão desenvolvida que alcança o muro de proteção da ponte.

A "nova ilha" se estende por pelo menos 200 metros da ponte a partir do meio da estrutura, no Furo das Marinhas. De acordo com a professora aposentada da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carmena Ferreira de França, o desenvolvimento dessa barra arenosa acontece há pelo menos dez anos.

"Trata-se de um processo de sedimentação arenosa, favorecida pelo fluxo das correntes de maré, ao longo dos anos. Hoje, a partir da colonização vegetal, a barra se transforma em Ilha porque a vegetação controla o trânsito sedimentar", explica.

"Há cerca de dois anos, a barra começou a ser colonizada vegetação de mangue. No início da colonização vegetal, havia apenas plantas herbáceas.Depois, as herbáceas passaram a dar lugar às árvores que ora despontam acima da altura da ponte", completa Carmena.

Com a vegetação mais robusta, a estabilização da barra arenosa foi consolidada e de forma gradativa vai se transformando em Ilha com cobertura vegetal de mangue.

"No momento, a ilha tende a aumentar de extensão ou em área e tende também a aumentar a densidade vegetal. Não há, no momento, indicadores de erosão da ilha", analisa a professora.

Quanto aos possíveis danos que possam vir acontecer com a ponte devido ao crescimento do banco de areia e da vegetação, Carmena explica que a vegetação é agente de intemperismo, são capazes de transformar física e quimicamente rochas e materiais de origem antrópica, por isso é preciso realizar um estudo detalhado para saber os efeitos sobre a estrutura da ponte.

"Ao mesmo tempo, a presença da ilha e da vegetação sobre a ilha pode exercer uma função protetora dos pilares da ponte diante das correntes de maré", finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90