Jornal In Foco Publicidade 1200x90
03/11/2017 às 10h51min - Atualizada em 03/11/2017 às 10h51min

#VEMENEM: Dicas da professora Ana Cecília para uma boa prova

E para fazer uma boa prova é imprescindível que o candidato tenha disponibilizado um bom tempo para os estudos, pois o Enem é muito exigente em “cobrar” a competência leitora do aluno

Ana Cecília Lourinho - Jornal In Foco
Para aqueles que sonham em conseguir uma vaga na universidade... o grande momento chegou! Como novidade, neste ano o exame será realizado em dois domingos consecutivos, dias 05 e 12 de novembro.

No primeiro dia do exame, 05 de novembro, diferentemente do anos anteriores, os participantes farão as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias e a mais temida por todos, a redação! E no próximo domingo, 12 de novembro, teremos a prova de Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Essa mudança em relação aos dias foi muito válida para os participantes, pois dois dias seguidos causavam um grande desgaste físico e psicológico, principalmente para os alunos sabatistas. Agora, os candidatos têm uma semana separando uma prova da outra, entretanto essa mudança não agradou a todos, mas foi concretizada a partir de uma consulta pública, que contou com a participação de 600 mil pessoas.
Fique atento, pois neste domingo os candidatos farão as provas de Ciências Humanas (45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia) e Linguagens e Códigos (45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, podendo ser inglês ou espanhol, de acordo com que o candidato escolheu no momento da inscrição), além da redação (um texto de prosa dissertativo-argumentativo).

E para fazer uma boa prova é imprescindível que o candidato tenha disponibilizado um bom tempo para os estudos, pois o Enem é muito exigente em “cobrar” a competência leitora do aluno, ou seja medir a capacidade de compreender aquilo que lê nos enunciados, além de ficar atento a tudo que acontece em diversas áreas, como política, economia, meio ambiente e cidadania. Por isso, é importante manter-se informado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, por meio da leitura de jornais, revistas e sites.


 
Então, faltando 3 dias para a prova, é necessário que o candidato controle a ansiedade, para que esta não venha comprometer o seu desempenho, pois o que tinha que ter aprendido já aprendeu. Desse modo, vale a pena tentar descontrair um pouco, não perder noites de sono, manter uma alimentação adequada e ler bastante!

Todos os anos nos deparamos com aquela cena trágica, portões fechados e candidatos que chegam atrasados e não realizam a prova. Lembre-se que estamos em horário de verão, logo os portões fecham de acordo com o horário de Brasília, o que significa que para a nossa região, Norte, temos algumas alterações como:

Abertura dos portões às 11h.

Fechamento dos portões às 12h.

Início do exame: 12h30m.

Então, não perca o horário!

Nesse domingo, primeiro dia de provas, os candidatos terão cinco horas e meia para fazer as três provas, ou seja, responder 90 questões, produzir a redação, passar o texto a limpo para a folha correta e preencher o cartão de respostas.

Dica de professora: comece pela redação! Leia o tema, os textos motivadores, anotes suas ideias... e parta para cima da prova e depois volte para a redação. Reserve pelo menos uns 20 minutos para a preencher com atenção o cartão resposta e passar a limpo a sua redação!

Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas, então leve duas ou três canetas, seu documento de identidade, cartão de inscrição, água e lanches leves.

Lembre-se que o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas é proibido!

Acredite no seu potencial e BOA PROVA!!!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90