Jornal In Foco Publicidade 1200x90
19/10/2021 às 18h19min - Atualizada em 19/10/2021 às 18h19min

Pará tem Estatuto da Igualdade Racial aprovado pela Alepa

Projeto de lei, de autoria do deputado Carlos Bordalo (PT) foi aprovado por unanimidade, pelo Plenário da Alepa, nesta terça-feira (19)

Dol
 

“É dever do Estado e da sociedade garantir a igualdade de oportunidades, reconhecendo a todo cidadão brasileiro, independentemente da etnia ou da cor da pele, o direito à participação na comunidade, especialmente nas atividades políticas, econômicas, empresariais, educacionais, culturais e esportivas e ambientais defendendo sua dignidade e seus valores religiosos e culturais”. Esse é o conteúdo de um dos artigos do Estatuto da Igualdade Racial no Pará, aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19).

O Estatuto tem por finalidade garantir à população negra e parda no Pará a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos raciais individuais, coletivos e difusos. O Pará é o estado brasileiro com maior percentual de população autodeclarada preta ou parda, de acordo com dados de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Programa CNH Pai D’Égua matricula nesta terça; saiba mais!

O Projeto de Lei nº 231/2020 é de autoria do deputado Carlos Bordalo (PT),  com participação de organizações do movimento negro. Antes da apreciação em Plenário, o PL havia recebido pareceres favoráveis das Comissões de Justiça e Finanças. O texto seguirá para sanção do Governador do Estado, Helder Barbalho, que terá 15 dias para análise da proposição.

De acordo com a professora Zélia Amador de Deus, uma das fundadoras do Centro de Estudo e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa) e do Grupo de Estudos Afro-Amazônicos (GEAM-UFPA), este é o primeiro Estatuto Estadual referente ao tema aprovado na Região Norte.

"Essa é uma conquista importante. O Cedenpa vem tentando, há anos, aprovar um projeto de políticas públicas de combate ao racismo e eliminação da discriminação racial. Felizmente, conseguimos agora, aprovar o Estatuto. É uma aprovação histórica. Este é um momento histórico na luta antirracista", disse.

Leia a íntegra do Estatuto da Igualdade Racial no Pará:


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90