Jornal In Foco Publicidade 1200x90
18/10/2021 às 18h50min - Atualizada em 18/10/2021 às 18h50min

Objetos que contam a história e a cultura do Pará

Cleide Gomes, artesã de miriti há mais de dez anos, é uma das personagens da campanha para o Círio 2021 da Vale

G1 Pa

Valorizar histórias reais de pessoas que enriquecem a cultura que envolve o Círio de Nazaré. Esse foi um dos principais objetivos do filme publicitário “A Nossa Esperança”, realizado pela Vale, por meio do Instituto Cultural Vale, por ocasião do Círio 2021. A peça, além de ser produzida por talentos da própria região, mostra artesãos, trabalhadores, famílias e cenários verdadeiros para retratar a esperança, cultura e fé que envolve a cidade nesse momento.

Uma das personagens principais do filme é a artesã Cleide dos Santos Gomes, que trabalha há quase 10 anos na fabricação de objetos de miriti dos mais diversos. Seu primeiro contato com essa arte foi ainda na infância, quando as feiras culturais organizadas na escola mostravam a riqueza e o significado dos artefatos de miriti. Contudo, Cleide só aprendeu a trabalhar com o material quando conheceu o atual marido, Carlos, há 11 anos. “Quando começamos a namorar, foi um prazer ainda maior saber que ele trabalhava com a arte de miriti há vários anos”, relembra a artesã.

Hoje, o casal fabrica diversos tipos de objetos em um ateliê montado na própria casa onde moram, no bairro Francilândia, em Abaetetuba, município paraense conhecido como a Capital Mundial do Brinquedo de Miriti. O miriti (ou buriti) é uma palmeira típica da Amazônia e do Cerrado, cuja madeira leve permite o corte, moldagem e colagem em diversos formatos que a criatividade do artesão desejar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90