Jornal In Foco Publicidade 1200x90
29/09/2021 às 08h53min - Atualizada em 29/09/2021 às 08h53min

Festival reúne gastronomia, cultura e sustentabilidade

Durante dois dias, empreendedores e trabalhadores da agricultura familiar apresentarão aos visitantes dezenas de produtos de origem amazônica.

Dol
 

O Parque da Residência abre seus espaços para receber um grande festival que reunirá o melhor da cultura alimentar e da gastronomia paraense.

A primeira edição do projeto ‘Tempero de Origem’, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Cultura, Turismo e Comunicação, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (Abrasel) e Sebrae Pará, será realizada nos próximos dias 02 e 03 de outubro.

A ação vai promover um saboroso diálogo entre o empreendedorismo, o turismo e a cultura, trazendo ainda um componente fundamental: a sustentabilidade, a partir da comercialização de produtos em recipientes ecológicos.

Durante dois dias, empreendedores e trabalhadores da agricultura familiar apresentarão aos visitantes dezenas de produtos de origem amazônica, como queijos, licores, doces, farinhas e chocolates. 

Além disso, 16 chefes de cozinha de todo o Estado participam da Cozinha Show que será montada no palco do Teatro Estação Gasômetro, numa dinâmica animada de preparação de receitas diante do público.

O Festival acontece de 10h às 21h, com entrada franca, e terá ainda a participação de grandes nomes da música paraense como Joelma Kláudia, Mariza Black e Arthur Espíndola.

Segundo a Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, este será o primeiro evento de gastronomia e cultura alimentar  promovido pelo Governo, nesta retomada das atividades culturais. “Este Festival foi desenhado com muito carinho e dedicação por todos os parceiros envolvidos. Há uma expectativa grande na aceleração da economia criativa e estamos proporcionando um evento robusto, que é, ao mesmo tempo, vitrine de produtos, encontro entre fornecedor e consumidor, além de trazer o componente cultural impresso nos nossos sabores, na nossa música e  nos nossos modos de fazer. A pegada sustentável deste festival já responde à uma exigência do público, que não quer gerar resíduos - o que é ótimo! Pesquisamos materiais ecológicos e nosso “Tempero de Origem” será uma experiência inovadora, partilhada entre os empreendedores e os visitantes.”

A ação tem entrada gratuita, no entanto, os visitantes precisam cumprir requisitos obrigatórios como: apresentar a carteira de vacinação (com pelo menos uma das doses) ou PCR realizado até 72h antes do dia em que se pretende ir. Tanto o Parque da Residência quanto o Teatro Estação Gasômetro vão operar com 85% da capacidade de lotação.

Confira a programação completa

02.10 (Sábado)

10h - Abertura da Feira de Produtores e restaurantes convidados

12h - Pocket Show -  Joelma Kláudia

14h - Palestra - Manipulação de Alimentos (Prof.: Wallace Morais)

14h30 - Pitch de produtores 

14h50 - Cozinha show: Bruschetta de charque desfiado + ingredientes locais (Chefe: Fabrício Araújo)

15h40 - Pitch de produtores 

16h - Cozinha Show: Huramaki regional com geleia picante de muruci (Prof.: Juliana Dias)

16h50 - Pitch de produtores 

17h10 - Cozinha Show: Vou-au-vent, massa folhada com queijo de búfala e geleia de cupuaçu (Chefe: Sabrina Barbosa)

18h - Pitch de produtores 

18h20 - Cozinha Show: Cuscuz paraense (Chefe: Saulo Jennings)

19h10 - Roda dos Compositores com Arthur Espíndola

03.10 (Domingo)

10h - Abertura da Feira de Produtores e restaurantes convidados

12h - Pocket Show - Mariza Black

14h - Palestra: Indicações Geográficas Paraenses (Péricles Diniz) 

14h30 - Pitch de Produtores 

14h50 - Cozinha Show: Filé Marajoara com Frito Vaqueiro

Chefe Bola

15h40 - Pitch de Produtores

16h - Cozinha show: Creme floresta Amazônica (Chefe: Leo Modesto)

16h50 - Pitch de Produtores

17h10 - Cozinha show: Sopa gratinada de charque com queijo de Búfala Chefe Claudia Lima)

18h - Pitch de Produtores

18h20 - Cozinha Show: Moo Ping (Chefe: Thyago Guarany)

19h10 - Roda dos Compositores com Arthur Espíndola


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90