Jornal In Foco Publicidade 1200x90
17/09/2021 às 18h02min - Atualizada em 17/09/2021 às 18h02min

Projeto utiliza tecnologia 100% paraense para transformar garrafas pet em tijolos

Uma casa já foi construída com o material, que é mais resistente que tijolo tradicional, afirmam pesquisadores.

G1 Pa

Pesquisadores paraenses desenvolveram uma tecnologia que transforma resíduos plásticos em tijolos ou bloquetes. Uma casa já foi construída com o material, em projeto piloto desenvolvido pelo Instituto de Estudos Sustentáveis e Tecnológicos da Amazônia, o AmazôniaTec.

Para construir o tijolo sustentável são utilizadas 68 garrafas pet e 15% de vidro. Segundo os pesquisadores do instituto, o resultado final é um produto mais resistente que o tijolo tradicional, feito de cerâmica.

O projeto parte do conceito da ‘economia circular’, que associa o desenvolvimento econômico ao uso de recursos naturais. O objetivo da iniciativa é dar uma nova destinação aos resíduos sólidos acumulados em lixões e aterros.

Segundo o presidente do Instituto AmazôniaTec, Rodrigo Hühn, a proposta possibilita que a economia circular alcance regiões de difícil acesso na Amazônia.

“Tiramos aquele plástico, aquele resíduo que, agora, consegue chegar à habitação e à pavimentação. É a economia circular aplicada em áreas de difícil acesso na Amazônia”, explica.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90