25/10/2017 às 12h04min - Atualizada em 25/10/2017 às 12h04min

Conheça 10 curiosidades sobre 'Rambo, programado para matar'

DOL/UOL

Rambo - Programado para Matar" estreava nos cinemas americanos há 35 anos com Sylvester Stallone interpretando um dos papéis mais marcantes de sua carreira e que virou referência para os filmes de ação.

O protagonista é um ex-soldado das forças especiais que retorna do Vietnã com profundos traumas deixados pela guerra. John Rambo vai atrás de um amigo do exército, mas descobre que ele faleceu há alguns anos. Sem ter aonde ir, o soldado passa pela cidade fictícia de Hope, em Washington, quando é parado pela polícia e é aí onde o filme começa.

O xerife da cidade, Will Teasle, prende o andarilho por vadiagem, resistência à prisão e por porte de arma branca -- uma faca gigantesca. Rambo é torturando pelos policiais da cidade, vigiados pelo malvado vice-xerife Art Galt. Depois de reviver situações humilhantes e torturas que passou no Vietnã, o exército de um homem só consegue escapar da prisão e sai em fuga desenfreada.

O site de notícias UOL selecionou 10 curiosidades de um dos maiores filmes de ação da história.

1 - Porrada de verdade

Ator que é ator solta a porrada mesmo. Enquanto tentava fugir da prisão, Stallone deu uma cotovelada no nariz do ator Alf Humphreys, por isso ele é visto usando um band-aid pelo resto do filme.

 

2 -Tá na hora de improvisar

A lona podre encontrada no meio da mata pelo herói era realmente um pedaço de tecido usado pela produção durante as filmagens, não estava programada no roteiro. Como tinha apenas uma, a peça virou um tesouro do filme e, claro, o ator guardou a lona com todo carinho após as gravações.

3  - Odiei, mas vou levar

Adivinha quem não gostou do primeiro corte do filme? Ele mesmo, o protagonista. Stallone até tentou comprar o longa de volta e destruir as gravações, mas não teve jeito. Por fim, ele encheu o saco da produção e conseguiu que o filme fosse cortado pela metade -- a versão original tinha mais de 3h.

4 - Salvação de Stallone

"Rambo" também foi o primeiro filme que fez sucesso de Stallone -- tirando o "Rocky", calma. Mas ele já estava ficando associado à imagem lutador, o que fez muita gente da indústria acreditar que ele seria ator de apenas um filme (ou uma franquia).

5 - Olha a faca!

A faca de combate do soldado foi feita pelo famoso construtor Jimmy Lile, que criou a arma após pedido especial do próprio Stallone. O objetivo era que a faca servisse em situações extremas de sobrevivência. Foram feitas seis peças para a produção.

6 - Esperança de mentirinha

Hope, a cidade onde todos os problemas de Rambo acontecem, não existe. Na realidade, para ficar ainda melhor, a produção foi gravada na cidade de Hope, na província de British Columbia, no Canadá.

7 - Atores e diretores

Foram muitos nomes que quase levaram o papel do soldado, entre eles Jeff Bridges, Robert De Niro, Michael Douglas, Paul Newman, Nick Nolte, Ryan O'Neal, John Travolta e Al Pacino. Entre os diretores, George Miller ("Mad Max"), Mike Nichols ("A Primeira Noite de Um Homem") e Sydney Pollack ("Tootsie") foram cogitados.

8 - O roteiro é meu

Uns falam que foram 26 roteiros até Stallone decidir que ele mesmo ia escrever a versão final do filme. Outra versão diz que 8 roteiros foram preparados. De qualquer forma, deu trabalho para a produção definir qual seria a história definitiva de "Rambo" e, no final, Stallone fez a maior parte.

9 - Mais caro do que o planejado

O filme foi orçado, originalmente, em US$ 11 milhões, mas as filmagens acabaram atrasando muitos meses e elevou a grana da produção para US$ 17 milhões.

10 - A crítica por trás de tudo

Como analisou o roteirista David Morrell, o personagem principal é um retrato do que é o estresse pós traumático. O filme também é resultado de inúmeras discussões organizadas por ele com jovens que voltaram do Vietnã.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »