Jornal In Foco Publicidade 1200x90
08/09/2021 às 18h06min - Atualizada em 08/09/2021 às 18h06min

Percurso e detalhes: como foi o 1º Círio de Nazaré em Belém

Primeiro Círio ocorreu em 1793 e, até hoje, a fé dos paraenses na padroeira é cada vez mais forte

Dol
 

Considerada a maior festa religiosa do Brasil, o Círio de Nazaré é celebrado em diversas procissões e eventos antes e depois da grande procissão no segundo domingo de outubro. E uma data especial na história de adoração à Nossa Senhora de Nazaré é comemorada neste dia 8 de setembro. 

Nesta quarta-feira (8), é recordado o dia em que Belém realizou o primeiro Círio de Nazaré da história, em 1793. A data é considerada dia municipal em honra à padroeira dos paraenses.

A primeira procissão do Círio teve algumas diferenças em relação ao formato atual da festa: na véspera, a imagem foi levada à capela do Palácio do Governo, que na época tinha como governador Francisco de Souza Coutinho.

A primeira romaria do Círio foi no período da tarde, com a imagem saindo do Palácio do Governo e seguindo em direção à ermida construída no local do achado da Virgem de Nazaré pelo caboclo Plácido (onde fica a Basílica Santuário de Nazaré).

“Saiu do Palacio do Governo, desceu pelo que chamavam de Rua da Praia - ainda não havia a pedra do peixe - e veio seguindo como margeando o Igarapé do Piri. Ela subiu o que hoje chamamos a Boulevard Castilhos França, em direção ao que hoje se diz ser a avenida Presidente Vargas”, explica a historiadora do Círio, Mízar Bonna.

Após a primeira parte, o trajeto passou pelo antigo Largo da Pólvora (atual avenida Assis de Vasconcelos), Presidente Vargas e a Estrada do Maranhão (atual avenida Nazaré).

“Até a Ermida era um caminho tortuoso feito por carroças, pés humanos e patas de animais desviando de sítios”, afirma.

Na primeira procissão, o povo levou lamparinas para iluminar a romaria, uma vez que havia muita mata e poucas construções ao longo do trajeto. O Círio só passou a ser realizado no período da manhã após a Berlinda atolar, por conta da chuva.

Para celebrar a data, a cantora Fafá de Belém irá realizar uma live aos pés do Cristo Redentor, as 17h30, por ocasião da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no Rio de Janeiro (RJ).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90