03/09/2021 às 16h00min - Atualizada em 03/09/2021 às 16h00min

Dr. Responde aborda doenças e cuidados com o trabalhador

Ao todo, serão cinco exemplares encartados gratuitamente no jornal Diário do Pará, às quintas-feiras.

Dol

O DIÁRIO lançou a nova série Dr. Responde, com diferentes aspectos relacionados à saúde do trabalhador. Serão cinco suplementos encartados gratuitamente no jornal, sempre às quintas-feiras. O primeiro fascículo, publicado ontem, abordou o tema “Trabalho e qualidade de vida”, e demais assuntos sobre o que é a Saúde do Trabalhador, doenças relacionadas ao trabalho, conceitos de doenças atreladas ao trabalho, principais doenças ocupacionais, os riscos na construção civil, equipamentos de proteção individual (EPIs) e a importância das Cipas (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

A vendedora Eduarda Menezes, 18, que trabalha em uma loja de confecções no centro comercial de Belém, ficou curiosa com o caderno. “Não conhecia algumas das doenças que estão mencionadas no encarte, então percebo que o assunto é bem mais abrangente e que não podemos vacilar. Eu mesma já tive de fazer fisioterapia porque sentia muita dor nas costas por ficar muito tempo em pé. Faz dois anos que senti as dores e comecei a tratar mesmo sendo nova. Mas ainda bem que melhorou bastante”, contou.

Ainda segundo a jovem, a rotina de trabalho atualmente se reveza entre manter-se em pé e sentada, o que não prejudica tanto a coluna, e que estava antenada mais às questões da Covid-19. “A gente acaba focando só em uma doença e os cuidados preventivos, mas pelo fascículo vejo que existe uma série de outras doenças que estão aí e que devemos ter cuidado”, declarou.

PRÓXIMOS ENCARTES

COMO TER UM AMBIENTE DE TRABALHO SAUDÁVEL? (09/09)

l EPIs, Agentes químicos – Prevenção/ Tratamento, Ergonomia no Trabalho e Quando se afastar, entrar de licença médica ou aposentar por invalidez.

ACIDENTES DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO AOS MATERIAIS BIOLÓGICOS? (16/09)

l CAs profissões que mais sofrem com o problema, A exposição à pandemia, Prevenção geral e Tratamento.

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS (23/09)

l Prevenção/Pós exposição, Transtornos mentais, Prevenção/exposição e Câncer relacionado ao trabalho/ Prevenção e tratamento.

DERMATOSES OCUPACIONAIS – PREVENÇÃO TRATAMENTO (30/09)

l Tétano – prevenção tratamento, LER/DORT, Prevenção e tratamento e PAIR – Perda auditiva induzida por ruído – prevenção e tratamento.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »