24/08/2021 às 08h59min - Atualizada em 24/08/2021 às 08h59min

Amazônia: bioeconomia e sistemas integrados estarão em discussão durante workshop

Embrapa

Nesta segunda-feira, 23 de agosto, a partir de 15h de Brasília, acontece workshop sobre bioeconomia e sistemas integrados na Amazônia. No evento, a Embrapa apresentará ao Consórcio Interestadual da Amazônia Legal pesquisas que tem desenvolvido nessas áreas na perspectiva de medidas de fortalecimento de cadeias produtivas de valor da biodiversidade amazônica, associando-se à prevenção e ao combate ao desmatamento na região. Haverá também a participação de outras instituições com trabalhos voltados à região. O evento é uma das ações fruto de convênio celebrado em julho entre a Embrapa e o consórcio - acesse neste link matéria sobre essa parceria.

Pela Embrapa, pesquisadores de três Unidades vão tratar temas técnicos. Andrea Muñoz, pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO), abordará a bioeconomia do pescado na Amazônia. Segundo ela, “será discutido brevemente o conceito de bioeconomia e sua aplicação no desenvolvimento sustentável da cadeia do pescado na região. A produção de pescado com baixa emissão de carbono e alta eficiência no uso da terra para médios e grandes produtores rurais, assim como para agricultores familiares, pode trazer oportunidades de diversificação de renda ou garantia de segurança alimentar para a população. O incentivo à cadeia através da bioeconomia, aliado ao uso do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica na Amazônia, pode unificar esforços em torno da promoção do desenvolvimento regional sustentável e do combate ao desmatamento”.

O segundo tema técnico estará a cargo de Edson Barcelos da Silva, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM). “A proposta é fazer uma abordagem de Bioeconomia X Agronegócio como oportunidade de projeto de desenvolvimento para a Amazônia capaz de complementar o modelo Zona Franca, interiorizando o desenvolvimento. Avaliar o que pode ser real, potencial ou ufanismo na propalada Bioeconomia e discutir o que e como os amazônidas poderão se beneficiar da Bioeconomia na valorização da mega biodiversidade disponível na Amazônia”, explica.

Já Júlio César dos Reis, pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop, MT), falará sobre sistemas integrados de produção agropecuária, como as diferentes configurações de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), como alternativas viáveis e competitivas para utilização na Amazônia. Ele mostrará dados econômicos coletados em fazendas de Mato Grosso que já usam essa tecnologia. De acordo com Júlio, a ILPF traz inúmeros benefícios, mas ainda tem alguns entraves que precisam ser contornados e que serão levados à discussão no evento.

O público prioritário do workshop é formado por secretários e equipes técnicas, além de instituições de assistência técnica e extensão rural e de instituições universitárias dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. A abertura do evento contará com Rita Milagres, da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa, e Eduardo Correa Tavares, secretário de Planejamento do Estado do Amapá e coordenador da Câmara de Gestão Estratégica do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. Ele vai falar sobre o contexto regional e prioridades.

Outros temas a serem debatidos são: diagnóstico do mercado de trabalho na Amazônia, com Gustavo Gonzaga, pesquisador da Pontifícia Universidade Católica (PUC)-RJ; oportunidades na exportação de produtos compatíveis com a floresta, com Salo Coslovsky, pesquisador e professor da Universidade de Nova Iorque e pesquisador da Iniciativa Amazônia 2030; e o AgroNorte, plano de ação que objetiva o desenvolvimento sustentável do meio rural da região, com Adriana Melo Alves, diretora de Programas de Desenvolvimento Territorial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A moderação dos debates estará a cargo de Judson Valentim, pesquisador da Embrapa Acre (Rio Branco, AC) e líder do portfólio (grupo organizado de projetos de pesquisa) da Embrapa sobre a Amazônia - conheça aqui o portfólio.

Serviço:

O que: Workshop Bioeconomia e Sistemas Integrados na Amazônia

Quando: 23 de agosto, a partir das 15h no horário de Brasília

Ondehttps://www.youtube.com/watch?v=KfkG7JvetZk (perfil da Embrapa no YouTube)

 
 

Clenio Araujo (6279/MG)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (63) 99952-5917

Síglia Souza (MTb 66/AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Gabriel Faria (MTb 15.624/MG)
Embrapa Agrossilvipastoril

Contatos para a imprensa

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

workshop,  amazonia,  articulacao-politico-institucional

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »