19/08/2021 às 17h52min - Atualizada em 19/08/2021 às 17h52min

Sesma foi acionada sobre surto de covid-19 no Colégio Nazaré

O DOL entrou em contato com a Sesma e a Sespa para averiguar se o Colégio Marista notificou os órgãos sobre o surto de covid-19.

Dol
 

O retorno das atividades presenciais nas escolas públicas e privadas de Belém está sendo feito de forma híbrida, ou seja, os alunos que preferirem não ir ao estabelecimento de ensino, neste primeiro momento, poderão assistir às aulas de modo remoto. No entanto, apesar das inúmeras recomendações sanitárias, um surto de covid-19 atingiu uma escola da rede particular. 

Após o início do dia conturbado com informações sobre um surto de covid-19 no Colégio Nazaré, em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) confirmou ter sido acionada sobre o elevado número de casos.

"A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que foi acionada na manhã desta quinta-feira, 19, pela administração do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré sobre um possível surto da covid-19 na escola. Uma equipe da divisão epidemiológica da Sesma já foi encaminhada ao local", diz a nota na íntegra.

SOBRE O CASO

A informação foi a princípio divulgada em grupos de mensagem e assustou pais e professores da instituição. De acordo com notícia que chegou até a reportagem, uma turma do 1º ano do ensino médio do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, foi atingida por um verdadeiro surto da doença.

No total, são 15 alunos positivados com a covid-19, um número bastante considerável. 

Ainda segundo as mesmas informações, as aulas para as turmas do 1º ano do ensino médio foram suspensas e o colégio provavelmente deverá retornar as aulas remotas. 

Em nota, o Colégio Marista informou que "suspendeu, nesta quinta (19), as aulas presenciais das turmas dos 1º anos do Ensino Médio tão logo foi comunicado na noite desta quarta (18) sobre casos de Covid entre alunos. A Instituição informou sobre o ocorrido à Secretaria Municipal de Saúde. Até o momento, são 15 casos relatados oficialmente ao Colégio. As aulas do Ensino Fundamental e Médio estão em modelo de ensino híbrido com a redução de 50% da capacidade das turmas presenciais, mantendo o rodízio dos alunos. O Marista ressalta que desde o início da pandemia tem cumprido rigorosamente as medidas preventivas de acordo com o protocolo das autoridades. Mas é necessário que a responsabilidade seja compartilhada por todos, mantendo o distanciamento, o uso de máscaras e evitando aglomerações fora do ambiente escolar. O Colégio contribuirá com a apuração pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica sobre as circunstâncias da contaminação do grupo de alunos, que teria ocorrido fora da unidade escolar".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »