08/08/2021 às 20h04min - Atualizada em 08/08/2021 às 20h04min

Vai ter Círio! Diretoria confirma festa, mas com ressalvas

O diretor alertou aos fieis que a decisão deu-se após a queda de mais de 90% no número de casos no Estado, que recentemente também passou a funcionar no bandeiramento verde.

DOL
    

Após um ano de 2020 de vazio nas ruas, 2021 trará de volta o Círio de Nazaré, pelo menos por enquanto. A diretoria da festividade católica confirmou oficialmente a realização da procissão este ano, mas com ressalvas. Tudo poderá mudar, caso o Estado passe por uma nova onda de transmissões. O anúncio foi feito durante a missa do final da tarde deste domingo, celebrada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira, na Basílica Santuário.

"Vamos fazer o Círio. A questão é: como vamos fazer o Círio. Passamos por um ano difícil e agora estamos buscando a forma para fazermos esta edição de 2021. Tudo o que decidimos agora, poderá mudar amanhã para mais e para menos. Não podemeos assumir responsabilidades que venham a comprometer a saúde da população. Necessitamos de respaldo das autoridades do estado e do município", disse Dom Alberto Taveira, logo após a celebração da missa.

PANDEMIA E VARIANTE DELTA SERÃO DETERMINANTES

Albano Martins, diretor da festividade, divulgou a programação oficial. O diretor alertou aos fieis que a decisão deu-se após a queda de mais de 90% no número de casos no Estado, que recentemente também passou para o bandeiramento verde, com restrições mais flexíveis. No entanto, Albano lembrou que, caso o panorama da doença apresente um novo aumento, a festividade poderá ser reprogramada ou novamente suspensa.

“Esta programação foi debatida num fórum, composto pelos órgãos de saúde do estado do Pará e será novamente debatida uma semana antes do Círio, para que então seja confirmada e realizada com segurança. Foi organizada segundo os dados atuais, em que a Sespa nos apontou uma queda de 90% no número de casos e em que o Estado está em seu bandeiramento verde. Mas precisamos ter prudência e atenção com a variante delta, que parece que já foi identificada no Pará”, lembrou Albano

Confira a programação anunciada:

Eventos prévios e paralelos:  

10/09: Instalação de dois carros de promessas na Praça Santuário, onde permanecerão até o encerramento da Festividade, em 24/10.

01/10 a 26/10: Abertura do Arraial de Nazaré, no Estacionamento da Basílica Santuário, nos mesmos moldes do Arraial 2020, com cerca de 30 estandes e um palco para apresentação das bandas militares (18horas)

11 a 23/10: Exposição da Berlinda na Praça Santuário com a visitação da Imagem Peregrina, de 8h às 21h, e visitação da Imagem Peregrina aos bairros da RMB, de 21h às 22h30, em Carro da Berlinda (trajetos definidos previamente com DETRAN E SEMOB)

24/10: Missa de Encerramento na Basílica Santuário e Espetáculo de Encerramento com Vídeo Mapping na fachada da Basílica Santuário de Nazaré e fogos de artifício (18h)

25/10: Subida da Imagem Original ao Glória e Missa de Encerramento (7h)

Semana do Círio:

05/10: Missa Solene de Abertura na Basílica Santuário, seguida de concerto musical na praça santuário (18h).

07/10: Missa Solene na Basílica Santuário para apresentação do Manto 2021 (18h)

08/10: Traslado da Imagem Peregrina para Ananindeua, em Carro Berlinda ou Carro dos Bombeiros, com trajeto limitado às grandes vias (Alm. Barroso, Rodovia BR-316, Rodovia Mario Covas, Avenida Dom Vicente Zico, Avenida Independência, etc) (8h).

9/10: Descida da Imagem Original do Glória (12h), Missa da Transladação no colégio Gentil (18h), Live da Decoração da Berlinda (19h30), Traslado da Imagem Peregrina para a Catedral em Carro de Bombeiros (horário a definir).

10/10: Missa Solene na Catedral da Sé (7h) e Traslado da Imagem Peregrina da Catedral até a Basílica em Carro de Bombeiros, com descida na esquina da Av. Generalíssimo Deodoro (horário a definir); entronização da Imagem na Berlinda Oficial e trajeto até a Basílica Santuário para a Missa solene do Círio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »