06/08/2021 às 09h33min - Atualizada em 06/08/2021 às 09h33min

Aplicativo Girolando é lançado durante encontro virtual da raça

Embrapa

O App-Girolando, que pode ser baixado em dispositivos móveis por meio do Play Store, por enquanto apenas para aparelhos com sistema Android, foi lançado durante o Encontro Virtual da Raça Girolando, ocorrido entre os dias 13 e 15 de julho. Em breve será disponibilizado também para versão IOS. O aplicativo permite acessar de forma rápida e segura os dados do Sumário 2021 da raça, com os resultados do Teste de Progênie dos Touros e os resultados de reprodutores e vacas provados. Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa gado de Leite, participou do lançamento durante o evento, que também fez uma homenagem ao pesquisador Ari Ferreira de Freitas, falecido este ano, que foi um dos pioneiros do programa de melhoramento genético brasileiro.

Desenvolvido em uma parceria entre a Embrapa e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, o aplicativo também possibilita ter acesso a cursos, serviços laboratoriais e o “fale conosco” da Embrapa Gado de Leite, além de informações atualizadas sobre mercado do leite e insumos, melhoramento animal, forrageiras, entre outras soluções tecnológicas para o pecuarista. De acordo com o pesquisador Marcos Vinícius Barbosa da Silva, da Embrapa Gado de Leite, com o aplicativo é possível escolher o animal apenas por raça, pela característica de produção de leite, idade ao primeiro parto, por acurácia ou por todas essas informações combinadas. “O criador ainda pode ler e compartilhar os certificados por WhatsApp, SMS e e‑mail", complementou.

O evento virtual que marcou o lançamento da novidade, também apresentou os sumários de touros e vacas de 2021. Pela primeira, a publicação traz o Índice de Longevidade do Girolando (ILG), referente ao tempo em que a vaca permanece no rebanho, evitando o seu descarte involuntário. Com esse novo índice, será possível selecionar um touro cujas filhas tenham maior taxa de permanência no rebanho, o que pode reduzir os gastos com a recria e aumentar os lucros da atividade. “Quando a longevidade é aumentada, abre-se a oportunidade para o maior descarte de vacas menos produtivas, gerando impacto positivo na lucratividade da atividade leiteira, em virtude da redução dos custos de reposição e do aumento da produtividade por animal, que é obtido em sua maturidade”, explica o pesquisador.

O Sumário de Vacas 2021 traz as Top 1000 para cada uma das diferentes composições raciais do Girolando. Uma novidade deste ano é a divulgação dos valores genômicos e genéticos para as características de intervalo de parto e idade ao primeiro parto na avaliação de vacas Girolando, classificadas de acordo com a composição racial. “Isso facilitará a escolha das vacas doadoras para a produção de touros jovens”, afirmou Marcos Vinícius.

 

Marcos La Falce (36015380)
Embrapa Gado de Leite
Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

app-girolando

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »