Jornal In Foco Publicidade 1200x90
21/07/2021 às 17h01min - Atualizada em 21/07/2021 às 17h01min

Organização Pan-Americana de Saúde reconhece Disk Coronavírus de Canaã

- Jornal In Foco

O serviço de teleatendimento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás durante a pandemia do Covid-19 foi premiado como experiência de excelência pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil e pelo Ministério da Saúde. No total, 19 experiências de excelência praticadas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), foram reconhecidas em evento online realizado na última sexta-feira (16). Ao todo, foram analisados 1.471 relatos de práticas desenvolvidas por profissionais de todo país e 261 receberam menções honrosas.

O serviço teve o objetivo de ampliar o acesso ao atendimento dos cidadãos canaenses de forma remota, reduzindo o fluxo de usuários nas unidades de saúde. Foi implementado um call center com profissionais capacitados para realizar atendimento telefônico e via WhatsApp, sete dias por semana, das 8h às 20h. O Disk Coronavírus ofereceu orientações e esclareceu as dúvidas da população.

Como funcionou o Disk Coronavírus?

Após contato telefônico, atendimento e notificação do caso, a ficha do paciente era encaminhada para a unidade da área de abrangência, que passava a realizar o monitoramento. O médico da equipe realizava o primeiro teleatendimento e os agentes de saúde entregavam as medicações prescritas em domicílio. De acordo com a classificação de risco, os usuários eram monitorados por teleatendimento ou visita domiciliar a cada 24 ou 48 horas e testados no domicílio após oito dias de sintomas. Após o atendimento, os usuários recebiam uma avaliação por WhatsApp e todas as resposta eram analisadas para aprimorar o serviço oferecido.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90